Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Carta do Cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas contra a invasão e a destruição de suas terras e culturas. A carta foi escrita em 1854, em resposta à proposta do presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, de comprar as terras dos Suquamish, tribo liderada pelo cacique Seattle. A carta é um exemplo de resistência e luta pela preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a Carta do Cacique Seattle, explicando o contexto histórico e a importância do documento.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Faça a divisão da turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos terão um tempo para se preparar para o debate, pesquisando e discutindo sobre o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos realizarão o debate, seguindo as regras estabelecidas.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos grupos

    Os grupos serão avaliados pela banca julgadora, que levará em consideração a qualidade dos argumentos e a participação dos grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir sobre o resultado do debate e a avaliação dos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os pontos principais e a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Reforçar a importância do tema.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e consistência dos argumentos;
  • Participação ativa dos membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Explicar as funções de cada grupo;
  • Orientar os grupos sobre a pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula;
  • Avaliar a qualidade dos argumentos e a participação dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o tema e seus subtópicos;
  • Organizar as informações e argumentos para o debate;
  • Participar do debate, seguindo as regras estabelecidas;
  • Apresentar argumentos e contra-argumentos de forma clara e objetiva;
  • Respeitar os participantes e as regras do debate.