Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A carta do cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas originários contra a colonização europeia. A carta foi escrita em 1854, em resposta à proposta do presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, de comprar as terras dos Suquamish, tribo liderada pelo cacique Seattle. A carta é um exemplo de como os povos indígenas originários lutaram para manter suas terras e sua cultura, mesmo diante da pressão dos colonizadores.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente a carta do cacique Seattle aos alunos e contextualize o documento histórico. Utilize recursos diversos, como cartazes, imagens impressas e mapas para ilustrar a história.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem estudar a carta do cacique Seattle em casa, utilizando recursos diversos, como livros e enciclopédias. Indique fontes de pesquisa para os alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Em sala, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a carta do cacique Seattle. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Utilize de recursos diversos, como cartolinas e canetas coloridas, para auxiliar na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual. Utilize de recursos diversos, como fichas e cartões, para organizar a discussão em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma Utilize recursos como projetor de slides e retroprojetor, para auxiliar na apresentação.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, os alunos devem debater sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais. Utilize de recursos diversos, como fichas e cartões, para organizar o debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre temas históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas.
  • Capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Apresentar a carta do cacique Seattle e contextualizar o documento histórico.
  • Indicar fontes de pesquisa para os alunos.
  • Auxiliar na criação do mapa conceitual e na organização da discussão em grupo.
  • Estimular o debate e a argumentação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar a carta do cacique Seattle em casa.
  • Criar o mapa conceitual em grupo, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Argumentar e defender suas ideias durante o debate.
  • Avaliar o desempenho dos colegas durante as apresentações e o debate.