Aula sobre A Carta Do Cacique Seattle
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A carta do cacique Seattle é um documento histórico que representa a resistência dos povos indígenas originários contra a colonização europeia. A carta foi escrita em 1854, em resposta à proposta do presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, de comprar as terras dos Suquamish, tribo liderada pelo cacique Seattle. A carta é um exemplo de como os povos indígenas originários lutaram para manter suas terras e sua cultura, mesmo diante da pressão dos colonizadores.
Etapa 1 - Preparação
Apresente a carta do cacique Seattle aos alunos e contextualize o documento histórico. Utilize recursos diversos, como cartazes, imagens impressas e mapas para ilustrar a história.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem estudar a carta do cacique Seattle em casa, utilizando recursos diversos, como livros e enciclopédias. Indique fontes de pesquisa para os alunos.Etapa 3 - Mapa conceitual
Em sala, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a carta do cacique Seattle. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Utilize de recursos diversos, como cartolinas e canetas coloridas, para auxiliar na criação do mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual. Utilize de recursos diversos, como fichas e cartões, para organizar a discussão em grupo.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma Utilize recursos como projetor de slides e retroprojetor, para auxiliar na apresentação.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, os alunos devem debater sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais. Utilize de recursos diversos, como fichas e cartões, para organizar o debate.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nas intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre temas históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas.
- Capacidade dos alunos em debater e argumentar sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais.
Ações do professor
- Apresentar a carta do cacique Seattle e contextualizar o documento histórico.
- Indicar fontes de pesquisa para os alunos.
- Auxiliar na criação do mapa conceitual e na organização da discussão em grupo.
- Estimular o debate e a argumentação dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Estudar a carta do cacique Seattle em casa.
- Criar o mapa conceitual em grupo, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
- Argumentar e defender suas ideias durante o debate.
- Avaliar o desempenho dos colegas durante as apresentações e o debate.