Aula sobre A Cenografia Na Televisao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos explorar a cenografia na televisão, responsável por criar o ambiente e a atmosfera de uma cena. Vamos entender como a cenografia é utilizada para contar uma história e como ela pode ser um elemento fundamental na construção de personagens e na transmissão de emoções. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Exemplo prático: Vamos assistir a um trecho de uma novela ou série e analisar como a cenografia é utilizada para criar o ambiente e a atmosfera da cena.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar a cenografia na televisão, responsável por criar o ambiente e a atmosfera de uma cena. Vamos entender como a cenografia é utilizada para contar uma história e como ela pode ser um elemento fundamental na construção de personagens e na transmissão de emoções. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Exemplo prático: Vamos assistir a um trecho de uma novela ou série e analisar como a cenografia é utilizada para criar o ambiente e a atmosfera da cena.


  2. Etapa 2 - Entender

    Inicie a exposição do conteúdo com uma discussão sobre o que é cenografia e como ela é utilizada na televisão. Apresente exemplos de cenas de programas de televisão que utilizam a cenografia de forma criativa e eficiente. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha uma cena de um programa de televisão e analise como a cenografia é utilizada na cena.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Peça para que os alunos criem um esboço de uma cena de televisão, incluindo a cenografia, os personagens e a história que será contada. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um esboço de uma cena de televisão. Os grupos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as escolhas de cenografia e personagens.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem escolher o esboço que será desenvolvido e decidir quais elementos da cenografia serão utilizados na cena. Peça para que os alunos votem no esboço que será desenvolvido e discutam em grupo quais elementos da cenografia serão utilizados na cena.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da cena, utilizando materiais disponíveis em sala. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo crie um protótipo da cena utilizando materiais disponíveis em sala.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas cenas para a turma e discutir como a cenografia foi utilizada para contar a história e criar a atmosfera da cena. Cada grupo deve apresentar sua cena para a turma e discutir como a cenografia foi utilizada para contar a história e criar a atmosfera da cena.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os pontos apresentados pelos alunos e peça que os colegas avaliam também o que cada grupo apresentou.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e discutir cenas de televisão de forma crítica.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na escolha dos elementos de cenografia utilizados na cena.
  • Coerência entre a cenografia e a história contada na cena.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar a cena de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos elementos de cenografia utilizados na cena.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Fornecer materiais e recursos para que os alunos possam criar seus protótipos.

Ações do aluno

  • Analisar cenas de televisão e identificar como a cenografia é utilizada para contar a história.
  • Criar um esboço de uma cena de televisão, incluindo a cenografia, os personagens e a história que será contada.
  • Criar um protótipo da cena, utilizando materiais disponíveis em sala.