Aula sobre A Cenografia Na Televisao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que os telespectadores são transportados para outros mundos e vivem experiências únicas. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
Etapa 1 - Contextualização
A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que os telespectadores são transportados para outros mundos e vivem experiências únicas. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 2 - Introdução (10 min)
Apresente o tema e explique como a cenografia é importante na televisão. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com programas de TV que possuem uma cenografia marcante.Etapa 3 - Apresentação da metodologia (10 min)
Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada. Os alunos serão incentivados a pensar em jogos que eles gostam e que possuem elementos que podem ser aplicados na criação do mapa de registro. A intenção não é criar o jogo, mas pensar em jogo que seja possível entender o conteúdo.Etapa 4 - Criação do mapa de registro (40 min)
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o mapa de registro do jogo sobre cenografia na televisão. Eles deverão preencher todos os campos do mapa, pensando em um jogo que seja engajador, que desperte o interesse dos jogadores.Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 min)
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que ele é engajador. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 min)
Lidere uma discussão em grupo sobre os jogos apresentados. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a debater sobre os elementos que tornam um jogo engajador. Para dinamizar o processo, faça uma votação com a melhor ideia de jogo.Etapa 7 - Reflexão (10 min)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como eles podem aplicar os conceitos de cenografia e gamificação em outros contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de registro.
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Capacidade de trabalhar em equipe.
- Reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia da gamificação.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo.
- Facilitar a discussão em grupo sobre os jogos apresentados.
- Incentivar a reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro.
- Ser criativo na criação do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.