Aula sobre A Cenografia Na Televisao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que os telespectadores são transportados para outros mundos e vivem experiências únicas. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que os telespectadores são transportados para outros mundos e vivem experiências únicas. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. A metodologia utilizada será a gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  2. Etapa 2 - Introdução (10 min)

    Apresente o tema e explique como a cenografia é importante na televisão. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com programas de TV que possuem uma cenografia marcante.

  3. Etapa 3 - Apresentação da metodologia (10 min)

    Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada. Os alunos serão incentivados a pensar em jogos que eles gostam e que possuem elementos que podem ser aplicados na criação do mapa de registro. A intenção não é criar o jogo, mas pensar em jogo que seja possível entender o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro (40 min)

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar o mapa de registro do jogo sobre cenografia na televisão. Eles deverão preencher todos os campos do mapa, pensando em um jogo que seja engajador, que desperte o interesse dos jogadores.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 min)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que ele é engajador. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 min)

    Lidere uma discussão em grupo sobre os jogos apresentados. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a debater sobre os elementos que tornam um jogo engajador. Para dinamizar o processo, faça uma votação com a melhor ideia de jogo.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 min)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como eles podem aplicar os conceitos de cenografia e gamificação em outros contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Capacidade de trabalhar em equipe.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da gamificação.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo.
  • Facilitar a discussão em grupo sobre os jogos apresentados.
  • Incentivar a reflexão sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de registro.
  • Ser criativo na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido sobre o conteúdo.