Aula sobre A Cenografia Na Televisao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão. É responsável por criar o ambiente em que a história é contada, tornando-a mais realista e envolvente. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a importância da cenografia na televisão e como ela é criada. Eles também aprenderão sobre outros elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia. Para tornar a atividade mais envolvente, o professor pode apresentar exemplos de programas de televisão populares que usam cenografia para contar histórias, como Game of Thrones, Stranger Things e The Crown.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cenografia é uma das áreas mais importantes da televisão. É responsável por criar o ambiente em que a história é contada, tornando-a mais realista e envolvente. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre a importância da cenografia na televisão e como ela é criada. Eles também aprenderão sobre outros elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos, como figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia. Para tornar a atividade mais envolvente, o professor pode apresentar exemplos de programas de televisão populares que usam cenografia para contar histórias, como Game of Thrones, Stranger Things e The Crown.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema e explique a importância da cenografia na televisão. Ele pode mostrar exemplos de programas de televisão populares que usam cenografia para contar histórias. Os alunos também devem ser apresentados à metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC).

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve usar o modelo de avaliação por rubrica criado para avaliar a discussão. Esse modelo vai ser utilizado para avaliar os pontos percebidos pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate em sala (30 minutos)

    Os grupos devem apresentar suas discussões e debater com a turma. Modere o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica (20 minutos)

    Os alunos devem criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações claras sobre como criar uma rubrica eficaz.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante o debate do conteúdo e escrever um breve resumo sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Feedback (10 minutos)

    Forneça feedback aos alunos sobre sua participação e sobre o que eles aprenderam.

  8. Etapa 8 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a exposição do conteúdo reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da discussão em grupo.
  • Participação ativa no debate em sala.
  • Qualidade do resumo escrito pelos alunos.
  • Participação geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância da cenografia na televisão.
  • Fornecer orientações claras sobre como criar uma rubrica eficaz.
  • Moderar o debate em sala.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre sua participação durante a atividade.
  • Encorajar os alunos a continuar explorando o tema.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Participar ativamente no debate em sala.
  • Escrever um breve resumo sobre o tema.
  • Participar ativamente.