Aula sobre A Cenografia Na Televisao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A cenografia é uma das áreas mais importantes na televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que o telespectador é transportado para o mundo da ficção. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto antes da aula e trazer suas ideias para a discussão em sala de aula.
Etapa 1 - Contextualização
A cenografia é uma das áreas mais importantes na televisão, pois é responsável por criar o ambiente em que a história se passa. É através da cenografia que o telespectador é transportado para o mundo da ficção. Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto antes da aula e trazer suas ideias para a discussão em sala de aula.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Os alunos deverão pesquisar sobre o assunto antes da aula e trazer suas ideias para a discussão em sala de aula. Por isso, importante lembrar os alunos sobre a aula e indicar a temática antes também.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)
Os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa conceitual, sanando eventuais dúvidas na sua construção.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo as ideias apresentadas no mapa conceitual e selecionar as mais relevantes para apresentar para a turma. Peça para que os alunos troquem informações sobre o que foi pesquisado em casa, resgatando as anotações feitas.Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)
Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma. Auxilie na discussão e aprofundamento dos conceitos apresentados.Etapa 6 - Exemplos práticos (30 minutos)
Apresente exemplos práticos de cenografia na televisão, como a série Stranger Things, e os alunos irão analisar os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos. Se possível, mostre algumas cenas da série para aqueles que não assistiram.Etapa 7 - Atividade prática (30 minutos)
Os alunos irão criar um cenário para uma cena de sua escolha, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas experiências na atividade prática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Reconhecer os vocabulários utilizados na cenografia na televisão.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um cenário para uma cena de sua escolha.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade da apresentação das ideias para a turma.
- Criatividade e qualidade do cenário criado pelos alunos.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de cenografia na televisão.
- Auxiliar os alunos na atividade prática de criação de cenário.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o assunto antes da aula.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias.
- Participar ativamente na discussão em grupo e na apresentação das ideias para a turma.