Aula sobre A Cenografia No Cinema

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A cenografia é um elemento fundamental na construção de uma narrativa cinematográfica. Ela é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história e os personagens. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cenografia é um elemento fundamental na construção de uma narrativa cinematográfica. Ela é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história e os personagens. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da cenografia no cinema. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema relacionado à cenografia no cinema, como, por exemplo: "Como criar um cenário que transmita a sensação de mistério em um filme de suspense?".

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre a cenografia no cinema e seus elementos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia). Forneça materiais impressos, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as informações pesquisadas e elaborar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Auxilie na elaboração do modelo.

  6. Etapa 6 - Criação

    Os grupos devem criar um cenário para um filme fictício, utilizando os elementos da cenografia (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia). Forneça materiais, como papel, lápis de cor e cola, para auxiliar na criação.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus cenários para a turma, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Promova uma reflexão sobre a atividade, discutindo os resultados e as aprendizagens adquiridas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a importância da cenografia no cinema.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de solucionar problemas.
  • Desenvolver a habilidade de discutir e argumentar.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Relevância das informações pesquisadas.
  • Originalidade da criação.
  • Coerência com o tema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da cenografia no cinema.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Fornecer materiais impressos para auxiliar na pesquisa.
  • Promover a reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a cenografia no cinema e seus elementos.
  • Discutir as informações pesquisadas e elaborar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criar um cenário para um filme fictício, utilizando os elementos da cenografia.
  • Apresentar o cenário para a turma, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Refletir sobre a atividade e as aprendizagens adquiridas.