Aula sobre A Cenografia No Cinema

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A cenografia é uma das áreas mais importantes da produção cinematográfica, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história. É a partir dela que o espectador é transportado para dentro da trama e se sente parte dela. Sendo assim, vamos explorar a importância da cenografia no cinema, seus elementos e vocabulários.

Exemplos práticos:

Antes de iniciar, é interessante apresentar aos alunos algumas cenas de filmes que possuam uma cenografia marcante, como, por exemplo, o filme "O Grande Hotel Budapeste" (2014) de Wes Anderson, que possui uma cenografia muito característica e que ajuda a contar a história.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cenografia é uma das áreas mais importantes da produção cinematográfica, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história. É a partir dela que o espectador é transportado para dentro da trama e se sente parte dela. Sendo assim, vamos explorar a importância da cenografia no cinema, seus elementos e vocabulários.

    Exemplos práticos:

    Antes de iniciar, é interessante apresentar aos alunos algumas cenas de filmes que possuam uma cenografia marcante, como, por exemplo, o filme "O Grande Hotel Budapeste" (2014) de Wes Anderson, que possui uma cenografia muito característica e que ajuda a contar a história.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da cenografia no cinema. Em seguida, apresente exemplos práticos de filmes que possuem uma cenografia marcante.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    O professor irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Definição do tema

    Cada grupo irá escolher um tema relacionado à cenografia no cinema para desenvolver na fanzine.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e coletar imagens e informações para a elaboração da fanzine.

  6. Etapa 6 - Elaboração da fanzine

    Os grupos irão elaborar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando imagens e informações coletadas na pesquisa.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas fanzines para a turma.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua as apresentações reforçando a importância da cenografia no cinema e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da cenografia no cinema;
  • Identificar elementos e vocabulários da cenografia;
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade manual.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Identificação dos elementos e vocabulários da cenografia;
  • Criatividade na elaboração da fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos;
  • Organizar os grupos de trabalho;
  • Orientar os alunos na elaboração da fanzine.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo;
  • Identificar elementos e vocabulários da cenografia;
  • Elaborar a fanzine.
  • Apresentar a fanzine para os colegas.