Aula sobre A Cenografia No Cinema
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Exemplos práticos:
Antes de iniciar, é interessante apresentar aos alunos algumas cenas de filmes que possuam uma cenografia marcante, como, por exemplo, o filme "O Grande Hotel Budapeste" (2014) de Wes Anderson, que possui uma cenografia muito característica e que ajuda a contar a história.
Etapa 1 - Contextualização
A cenografia é uma das áreas mais importantes da produção cinematográfica, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história. É a partir dela que o espectador é transportado para dentro da trama e se sente parte dela. Sendo assim, vamos explorar a importância da cenografia no cinema, seus elementos e vocabulários.Exemplos práticos:
Antes de iniciar, é interessante apresentar aos alunos algumas cenas de filmes que possuam uma cenografia marcante, como, por exemplo, o filme "O Grande Hotel Budapeste" (2014) de Wes Anderson, que possui uma cenografia muito característica e que ajuda a contar a história.
Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da cenografia no cinema. Em seguida, apresente exemplos práticos de filmes que possuem uma cenografia marcante.Etapa 3 - Divisão dos grupos
O professor irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 4 - Definição do tema
Cada grupo irá escolher um tema relacionado à cenografia no cinema para desenvolver na fanzine.Etapa 5 - Pesquisa
Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido e coletar imagens e informações para a elaboração da fanzine.Etapa 6 - Elaboração da fanzine
Os grupos irão elaborar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando imagens e informações coletadas na pesquisa.Etapa 7 - Apresentação
Os grupos irão apresentar suas fanzines para a turma.Etapa 8 - Conclusão
Conclua as apresentações reforçando a importância da cenografia no cinema e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância da cenografia no cinema;
- Identificar elementos e vocabulários da cenografia;
- Desenvolver a criatividade e a habilidade manual.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo;
- Identificação dos elementos e vocabulários da cenografia;
- Criatividade na elaboração da fanzine.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos;
- Organizar os grupos de trabalho;
- Orientar os alunos na elaboração da fanzine.
Ações do aluno
- Participar das discussões em grupo;
- Identificar elementos e vocabulários da cenografia;
- Elaborar a fanzine.
- Apresentar a fanzine para os colegas.