Aula sobre A Cenografia No Cinema
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A cenografia é uma das áreas mais importantes do cinema, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera necessários para contar a história. É através dela que o espectador é transportado para o mundo criado pelo diretor e roteirista. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.
Etapa 1 - Contextualização
A cenografia é uma das áreas mais importantes do cinema, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera necessários para contar a história. É através dela que o espectador é transportado para o mundo criado pelo diretor e roteirista. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.Etapa 2 - Empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor a importância da cenografia no cinema. Eles devem preencher os campos: "O que você sabe sobre isso?", "Já participou da construção de um cenário?", "Como você imagina o cenário do seu filme favorito?”Etapa 3 - Definição
Com base no mapa de empatia, os alunos devem definir o que é cenografia no cinema e quais são os elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.Etapa 4 - Ideação
Os alunos devem criar um brainstorming (chuva de ideias) com ideias de como a cenografia pode ser utilizada para contar histórias no cinema. Eles devem pensar em diferentes gêneros de filmes e como a cenografia pode ser usada para criar a atmosfera necessária para cada um deles.Etapa 5 - Prototipação
Os alunos devem criar um protótipo de cenário para um filme de sua escolha. Eles podem usar materiais simples, como papel, cartolina e lápis de cor, para criar o cenário.Dica: Peça para os alunos retomem as anotações feita no mapa de empatia para pegar algumas sugestões de filmes e cenários.
Etapa 6 - Teste
Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e explicar como a cenografia pode ser usada para contar a história do filme escolhido.Etapa 7 - Implementação
Os alunos devem criar um storyboard para um curta-metragem e incluir a cenografia como parte da história.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos devem avaliar o processo de criação do storyboard e do protótipo de cenário e refletir sobre o que aprenderam sobre a cenografia no cinema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenários para filmes.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar entre si.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo.
- Qualidade do mapa de empatia e do storyboard criado pelos alunos.
- Criatividade e originalidade dos protótipos de cenário criados pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do storyboard e do protótipo de cenário.
- Dar feedback aos alunos durante todo o processo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do processo.
- Trabalhar em equipe e colaborar entre si.
- Ser criativo e original na criação do storyboard e do protótipo de cenário.