Aula sobre A Cenografia No Cinema

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A cenografia é um elemento fundamental na construção da narrativa cinematográfica. Ela é responsável por criar o ambiente em que a história se passa, transmitindo informações importantes sobre a época, o local e os personagens. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A cenografia é um elemento fundamental na construção da narrativa cinematográfica. Ela é responsável por criar o ambiente em que a história se passa, transmitindo informações importantes sobre a época, o local e os personagens. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o assunto, explicando a importância da cenografia no cinema e apresentando exemplos de filmes que se destacaram pela qualidade da cenografia. Em seguida, apresente o estudo de caso que será desenvolvido pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Estudo de Caso (20 minutos)

    Os alunos irão receber um estudo de caso sobre a cenografia de um filme específico. Eles deverão ler o estudo de caso e identificar os elementos da cenografia presentes no filme.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre os elementos da cenografia identificados no estudo de caso. Eles deverão compartilhar suas observações e debater sobre a importância de cada elemento na construção da narrativa do cinema.

  5. Etapa 5 - Criação do Modelo (30 minutos)

    Os alunos irão criar e preencher um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre os elementos da cenografia. Eles deverão utilizar recursos como papel e lápis de cor, para criar o modelo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Modelos (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma, explicando as informações contidas em cada lacuna e destacando a importância de cada elemento da cenografia na construção da narrativa do filme.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a apresentação, destacando a importância da cenografia no cinema e reforçando os principais pontos discutidos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos artísticos e reconhecer seus vocabulários.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos da cenografia presentes no estudo de caso.
  • Qualidade do modelo de infográfico criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos modelos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos de filmes que se destacaram pela qualidade da cenografia.
  • Orientar os alunos durante o estudo de caso e a criação do modelo de infográfico.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos durante a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o estudo de caso sobre a cenografia de um filme específico.
  • Criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre os elementos da cenografia.
  • Preencher o modelo com as informações sobre os elementos da cenografia identificados no estudo de caso.
  • Apresentar o modelo para a turma, explicando as informações contidas em cada lacuna e destacando a importância de cada elemento da cenografia na construção da narrativa cinematográfica.