Aula sobre A Cenografia No Cinema
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A cenografia é uma das áreas mais importantes da produção cinematográfica, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história. Ela é composta por elementos como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia, que juntos criam a ambientação necessária para que a história seja contada de forma mais impactante. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.
Etapa 1 - Contextualização
A cenografia é uma das áreas mais importantes da produção cinematográfica, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história. Ela é composta por elementos como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia, que juntos criam a ambientação necessária para que a história seja contada de forma mais impactante. Sendo assim, vamos explorar os diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar a importância da cenografia no cinema. Após isso, divida a turma em grupos e disponibilizar materiais (revistas, roupas, materiais escolares) para que os alunos possam criar um cenário para uma cena de um filme. O objetivo é que os alunos explorem diferentes elementos da cenografia, como cores, texturas, formas e objetos. Para isso acontecer, cada estação vai ter um trabalho sendo desenvolvido para a cenografia do cinema.Dica: Se possível, peça ajuda aos alunos para trazerem materiais para a produção dessa aula.
Etapa 3 - Estação 1
Os alunos devem criar figurinos para os personagens da cena escolhida. Nesta estação, devem ser explorados elementos como tecidos, cores, formas e acessórios.Etapa 4 - Estação 2
Nesta estação, os alunos devem criar adereços para a cena escolhida. Devem ser explorados elementos como objetos de cena, móveis, utensílios e outros elementos que possam enriquecer a ambientação.Etapa 5 - Estação 3
Os alunos devem criar uma iluminação adequada para a cena escolhida. Nesta estação, devem ser explorados elementos como cores, intensidade e direção da luz.Etapa 6 - Estação 4
Nesta estação, os alunos devem criar uma sonoplastia adequada para a cena escolhida. Devem ser explorados elementos como trilha sonora, efeitos sonoros e diálogos.Etapa 7 - Conclusão
Reúna a turma e solicite que cada grupo apresente sua criação. Essa apresentação pode ser alinhada com a organização de uma peça teatral para apresentação na escola. Em seguida, utilize o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir com os alunos sobre o que foi aprendido durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na cenografia do cinema.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos sobre a própria produção.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos da cenografia.
- Criatividade e originalidade na criação dos elementos.
- Coerência e harmonia entre os elementos criados.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da cenografia no cinema.
- Dividir a turma em grupos e disponibilizar materiais para a criação dos elementos.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir com os alunos sobre o que foi aprendido durante a aula.
Ações do aluno
- Criar um cenário para uma cena de um filme.
- Criar figurinos para os personagens da cena escolhida.
- Criar adereços para a cena escolhida.
- Criar uma iluminação adequada para a cena escolhida.
- Criar uma sonoplastia adequada para a cena escolhida.