Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A cenografia é um elemento fundamental no teatro, pois é responsável por criar a ambientação e o clima da peça. Ela é composta por diversos elementos, como o cenário, figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia, que juntos criam a atmosfera da história que está sendo contada.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, explicando o que é cenografia e como ela é importante no teatro. Serão apresentados exemplos práticos de peças teatrais que utilizam a cenografia de forma criativa e inovadora.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre os elementos da cenografia, como cenário, figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia. Eles deverão anotar as informações mais importantes e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de uma peça teatral, utilizando os elementos da cenografia. Eles deverão desenhar o cenário, os figurinos, os adereços, a iluminação e a sonoplastia. O objetivo é que eles possam visualizar como esses elementos se complementam para criar a atmosfera da peça.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um dos esboços criados na etapa anterior e decidir qual será a história da peça. Eles deverão pensar em um enredo que se adapte aos elementos da cenografia escolhidos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da peça teatral, utilizando os elementos da cenografia escolhidos. Eles poderão utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, cartolina, tecidos, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma, explicando como os elementos da cenografia foram utilizados para criar a atmosfera da peça. Eles também poderão receber feedbacks dos colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, reforçando a importância da cenografia no teatro e como ela pode ser utilizada de forma criativa e inovadora. Os alunos também poderão compartilhar suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de uma peça teatral.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e receber feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em explicar como os elementos da cenografia foram utilizados para criar a atmosfera da peça.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os elementos da cenografia.
  • Criar um esboço de uma peça teatral.
  • Criar um protótipo da peça teatral.
  • Apresentar o protótipo para a turma.
  • Receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.