Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A cenografia no teatro é uma das áreas mais importantes para a construção da narrativa e da atmosfera de uma peça. Ela é responsável por criar o ambiente em que a história se passa, utilizando elementos como cenários, adereços, iluminação e sonoplastia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, explicando o que é cenografia e sua importância no teatro. Em seguida, irá mostrar exemplos de cenários de peças de teatro famosas, como "O Fantasma da Ópera" e "O Rei Leão", para que os alunos possam entender como a cenografia pode ser utilizada para criar diferentes atmosferas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) para entender as necessidades e desejos dos personagens de uma peça de teatro. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O professor irá explicar como preencher cada campo e dar exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Identificação dos elementos da cenografia

    Os alunos irão identificar os elementos da cenografia presentes na peça de teatro escolhida para criar o mapa de empatia. Eles devem anotar quais elementos são utilizados para criar o ambiente em que a história se passa.

  4. Etapa 4 - Criação de um cenário

    Os alunos irão criar um cenário para a peça de teatro escolhida, utilizando os elementos da cenografia identificados na etapa anterior. Eles devem pensar em como criar um ambiente que ajude a contar a história de forma mais eficiente, considerando as necessidades e desejos dos personagens.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos cenários

    Os alunos irão apresentar seus cenários para a turma, explicando como eles utilizaram os elementos da cenografia para criar um ambiente que ajude a contar a história de forma mais eficiente.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo os diferentes cenários criados pelos alunos, analisando como cada um utilizou os elementos da cenografia para contar a história de forma mais eficiente.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor irá conduzir uma reflexão final sobre a importância da cenografia no teatro e como ela pode ser utilizada para criar diferentes atmosferas e ajudar a contar a história de forma mais eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos e reconhecer seus vocabulários.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de cenários para peças de teatro.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos da cenografia presentes na peça de teatro escolhida.
  • Criatividade na criação do cenário.
  • Coerência entre o cenário criado e a história da peça de teatro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Dar exemplos práticos para ajudar os alunos a entender o conteúdo.
  • Conduzir a discussão em grupo para estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos personagens da peça de teatro.
  • Identificar os elementos da cenografia presentes na peça de teatro escolhida.
  • Criar um cenário para a peça de teatro escolhida, utilizando os elementos da cenografia identificados.