Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A cenografia é uma das áreas mais importantes do teatro, pois é responsável por criar o ambiente onde a história se passa. É através da cenografia que os espectadores são transportados para o mundo da peça, e é por isso que é tão importante que ela seja bem feita.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor irá apresentar o tema e explicar a importância da cenografia no teatro. Em seguida, os alunos irão assistir a um trecho de uma peça de teatro e analisar a cenografia presente no palco.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo irá escolher um tema relacionado à cenografia para desenvolver no jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos irão criar o jogo de tabuleiro, para ensinar aos outros alunos sobre o tema escolhido. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas (opcional), um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O jogo deve ter perguntas sobre o vocabulário da cenografia, bem como ações que os jogadores devem executar.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar seus jogos entre si, para verificar se estão funcionando corretamente e se as perguntas e ações estão claras.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o tema escolhido e como o jogo funciona.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam com os jogos e como a cenografia é importante para o teatro.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, reforçando a importância da cenografia no teatro e como a gamificação pode ser uma metodologia eficiente para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Reconhecer o vocabulário relacionado à cenografia no teatro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza e objetividade das perguntas e ações no jogo.
  • Apresentação clara e objetiva do tema escolhido pelo grupo.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão do vocabulário relacionado à cenografia no teatro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Apresentar o tema escolhido pelo grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar compreensão do vocabulário relacionado à cenografia no teatro.
  • Respeitar os colegas durante a aula.