Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A cenografia é uma das áreas mais importantes do teatro, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera da peça. É a partir da cenografia que o público é transportado para o mundo da história que está sendo contada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve iniciar a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, deve pedir para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles sabem sobre cenografia e suas funções no teatro.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de quatro e discutir sobre o tema proposto. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por apresentar as ideias do grupo para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada líder deve apresentar as ideias do seu grupo para a turma. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor da cenografia no teatro, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as ideias apresentadas e chegar a uma conclusão sobre a importância da cenografia no teatro.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem criar um cenário para uma peça teatral, utilizando materiais disponíveis na sala de aula. Eles devem considerar os elementos discutidos na aula, como figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cenários

    Cada grupo deve apresentar o cenário criado para a turma e explicar as escolhas feitas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma reflexão sobre a aula e pedir para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles aprenderam sobre cenografia no teatro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Criatividade na criação do cenário.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do cenário.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um cenário criativo e bem elaborado.
  • Apresentar as ideias do grupo de forma clara e objetiva.