Aula sobre A Cenografia No Teatro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A cenografia é uma das áreas mais importantes do teatro, pois é responsável por criar o ambiente e a atmosfera da peça. É a partir da cenografia que o público é transportado para o mundo da história que está sendo contada.
- Etapa 1 - IntroduçãoO professor deve iniciar a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, deve pedir para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles sabem sobre cenografia e suas funções no teatro.
- Etapa 2 - Debate em grupoOs alunos devem se dividir em grupos de quatro e discutir sobre o tema proposto. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por apresentar as ideias do grupo para a turma.
- Etapa 3 - Apresentação dos gruposCada líder deve apresentar as ideias do seu grupo para a turma. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor da cenografia no teatro, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.
- Etapa 4 - Discussão em grupoApós as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as ideias apresentadas e chegar a uma conclusão sobre a importância da cenografia no teatro.
- Etapa 5 - Atividade práticaOs alunos devem criar um cenário para uma peça teatral, utilizando materiais disponíveis na sala de aula. Eles devem considerar os elementos discutidos na aula, como figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia.
- Etapa 6 - Apresentação dos cenáriosCada grupo deve apresentar o cenário criado para a turma e explicar as escolhas feitas.
- Etapa 7 - ConclusãoO professor deve fazer uma reflexão sobre a aula e pedir para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles aprenderam sobre cenografia no teatro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das apresentações dos grupos.
- Criatividade na criação do cenário.
Ações do professor
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do cenário.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um cenário criativo e bem elaborado.
- Apresentar as ideias do grupo de forma clara e objetiva.
