Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A cenografia é uma parte fundamental do teatro, responsável por criar o ambiente e a atmosfera que envolvem a história contada pelos atores. É através da cenografia que o público é transportado para o universo da peça, seja ele realista ou abstrato.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Figurinos e Adereços

    Nesta estação, os alunos irão analisar figurinos e adereços de peças teatrais, identificando como eles contribuem para a construção dos personagens e da história. O professor pode apresentar exemplos de peças teatrais e pedir para os alunos analisarem os figurinos e adereços utilizados.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cenário e Iluminação

    Nesta estação, os alunos irão analisar cenários e iluminação de peças teatrais, identificando como eles contribuem para a criação do ambiente e da atmosfera da história. O professor pode apresentar exemplos de peças teatrais e pedir para os alunos analisarem os cenários e a iluminação utilizados.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Sonoplastia

    Nesta estação, os alunos irão analisar a sonoplastia de peças teatrais, identificando como ela contribui para a criação do ambiente e da atmosfera da história. O professor pode apresentar exemplos de peças teatrais e pedir para os alunos analisarem a sonoplastia utilizada.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos se reunirão em um grande grupo para compartilhar o que aprenderam em cada estação. O professor pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos serão convidados a criar uma pequena cena teatral utilizando os elementos estudados na aula, como figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula fazendo uma breve reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos.
  • Estimular a análise crítica e a reflexão sobre o papel da cenografia no teatro.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de cenas teatrais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta dos elementos estudados na análise dos exemplos apresentados.
  • Criatividade e originalidade na criação da cena teatral.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar corretamente os exemplos apresentados.
  • Criar uma cena teatral utilizando os elementos estudados na aula.