Aula sobre A Cenografia No Teatro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A cenografia é uma das áreas mais importantes do teatro, pois é responsável por criar o ambiente em que a história será contada. É através da cenografia que o público é transportado para o mundo da peça, seja ele realista ou fantástico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula enviando diferentes materiais sobre a cenografia no teatro. Enviando exemplos de cenários de peças teatrais, como o cenário de "O Fantasma da Ópera" ou "O Rei Leão", para que os alunos possam visualizar como a cenografia pode ser utilizada para criar um ambiente mágico e envolvente.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a cenografia no teatro. Eles devem escolher uma ideia central, como "A importância da cenografia no teatro", e desenvolver 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para cada subtópico. Por exemplo, para a sub-ideia "Elementos da cenografia", os alunos podem desenvolver os seguintes subtópicos: "Cenário", "Figurino", "Adereços", "Iluminação" e "Sonoplastia". Para cada um desses subtópicos, os alunos devem desenvolver mais duas sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 4 e discutir seus mapas conceituais, compartilhando ideias e sugestões para aprimorar o trabalho. O professor deve circular pela sala e ajudar os alunos a esclarecer dúvidas e aprofundar o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando sua ideia central e sub-ideias. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos e estimular o debate sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    O professor irá mostrar um vídeo de uma peça teatral, como "O Mágico de Oz", e pedir para que os alunos identifiquem os elementos da cenografia presentes na peça. Em seguida, o professor irá propor que os alunos criem uma cena teatral utilizando os elementos da cenografia, como cenário, figurino, adereços, iluminação e sonoplastia.

  6. Etapa 6 - Apresentação das cenas teatrais

    Os grupos irão apresentar suas cenas teatrais para a turma, utilizando os elementos da cenografia. O professor deve avaliar a criatividade e o uso correto dos elementos da cenografia na cena.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da cenografia no teatro e como ela pode influenciar a narrativa. Os alunos também devem compartilhar suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma cena teatral utilizando os elementos da cenografia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos elementos da cenografia na cena teatral criada pelos alunos.
  • Criatividade na utilização dos elementos da cenografia na cena teatral.
  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da cenografia no teatro.
  • Estimular a participação dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação da cena teatral e avaliar o uso correto dos elementos da cenografia.
  • Estimular a criatividade dos alunos e incentivar o debate sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre a cenografia no teatro.
  • Discutir em grupo e compartilhar ideias para aprimorar o trabalho.
  • Criar uma cena teatral utilizando os elementos da cenografia.
  • Apresentar o mapa conceitual e a cena teatral para a turma.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.