Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
Você irá apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo. Os alunos deverão fazer uma pesquisa em grupo sobre as sociedades que já habitavam essas regiões antes da chegada dos europeus.Exemplo prático: Utilize mapas e imagens para ilustrar as rotas de navegação e as regiões que foram impactadas pela chegada dos europeus.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão criar um mapa mental com as informações coletadas na pesquisa em grupo. Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental para a turma.Exemplo prático: Utilize um quadro branco ou uma lousa digital para que os alunos possam compartilhar seus mapas mentais com a turma.
Etapa 3 - Decidir
Os alunos deverão discutir em grupo as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações. Cada grupo deverá escolher uma conexão ou interação para desenvolver em seu projeto.Exemplo prático: Utilize uma dinâmica de grupo para incentivar a discussão e a escolha das conexões e interações.
Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um protótipo do projeto escolhido em grupo. O protótipo pode ser um desenho, um modelo em argila ou qualquer outra forma que os alunos escolherem.Exemplo prático:Disponibilize materiais como argila, papel, lápis de cor, entre outros, para que os alunos possam criar seus protótipos.
Etapa 5 - Testar
Os alunos deverão apresentar seus projetos para a turma e discutir as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.Exemplo prático: Utilize uma apresentação em slides ou um mural para que os alunos possam compartilhar seus projetos com a turma.
Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
- Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental e do protótipo criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do projeto.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo.
- Incentivar a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
- Disponibilizar materiais para a criação dos protótipos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em grupo sobre as sociedades que já habitavam as regiões antes da chegada dos europeus.
- Criar um mapa mental com as informações coletadas na pesquisa em grupo.
- Escolher uma conexão ou interação para desenvolver em seu projeto.