Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante destacar que essa chegada não foi pacífica e gerou conflitos e desigualdades que ainda são sentidos nos dias de hoje. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos desenvolverem um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.

  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo. Os alunos deverão fazer uma pesquisa em grupo sobre as sociedades que já habitavam essas regiões antes da chegada dos europeus.

    Exemplo prático: Utilize mapas e imagens para ilustrar as rotas de navegação e as regiões que foram impactadas pela chegada dos europeus.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental com as informações coletadas na pesquisa em grupo. Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental para a turma.

    Exemplo prático: Utilize um quadro branco ou uma lousa digital para que os alunos possam compartilhar seus mapas mentais com a turma.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupo as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações. Cada grupo deverá escolher uma conexão ou interação para desenvolver em seu projeto.

    Exemplo prático: Utilize uma dinâmica de grupo para incentivar a discussão e a escolha das conexões e interações.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um protótipo do projeto escolhido em grupo. O protótipo pode ser um desenho, um modelo em argila ou qualquer outra forma que os alunos escolherem.

    Exemplo prático:Disponibilize materiais como argila, papel, lápis de cor, entre outros, para que os alunos possam criar seus protótipos.


  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão apresentar seus projetos para a turma e discutir as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.

    Exemplo prático: Utilize uma apresentação em slides ou um mural para que os alunos possam compartilhar seus projetos com a turma.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa mental e do protótipo criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo.
  • Incentivar a pesquisa em grupo e a discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais para a criação dos protótipos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo sobre as sociedades que já habitavam as regiões antes da chegada dos europeus.
  • Criar um mapa mental com as informações coletadas na pesquisa em grupo.
  • Escolher uma conexão ou interação para desenvolver em seu projeto.