Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante destacar que essa chegada não foi pacífica e trouxe consequências para as sociedades locais, como a escravidão e a exploração de recursos naturais. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas envolvidas nesse processo histórico.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos possam entender como esse processo histórico impactou as sociedades locais.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique a metodologia ativa Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Será apresentado o mapa de empatia e seus campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia sobre a chegada da Europa em outras partes do mundo. Cada grupo irá escolher uma região para trabalhar e preencher os campos do mapa de empatia com informações sobre as diferentes perspectivas envolvidas nesse processo histórico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar as diferentes perspectivas envolvidas na chegada da Europa em outras partes do mundo. Você irá mediar a discussão e estimular a reflexão crítica sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Conclusão e reflexão

    Faça uma reflexão sobre a aula e estimule os alunos a pensarem sobre como a metodologia ativa Design Thinking pode ser aplicada em outras disciplinas e situações do cotidiano.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deve escrever um texto individual sobre o que aprendeu na aula e como isso se relaciona com a atualidade. Você deve orientar a atividade e tirar dúvidas durante a escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas envolvidas na chegada da Europa em outras partes do mundo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da apresentação do mapa de empatia.
  • Reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas envolvidas na chegada da Europa em outras partes do mundo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo.
  • Explicar a metodologia ativa Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar a discussão e estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa de empatia sobre a chegada da Europa em outras partes do mundo.
  • Apresentar o mapa de empatia para a turma e explicar as diferentes perspectivas envolvidas no processo histórico.
  • Refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas envolvidas na chegada da Europa em outras partes do mundo.