Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante destacar que essa chegada não foi pacífica e trouxe consequências para as sociedades locais, como a exploração de recursos naturais e a escravização de povos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá estimular a pesquisa e a criatividade.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada da Europa em outras partes do mundo. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão escolher um tema relacionado à chegada da Europa em outras partes do mundo, como a exploração de recursos naturais, a escravização de povos, a colonização, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas devem ser elaboradas de forma a estimular a pesquisa e o debate, enquanto as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas e servirão para testar o conhecimento dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dará feedback sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as respostas e debater sobre as perguntas e afirmações apresentadas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e destacar a importância da gamificação como metodologia ativa para o ensino de História.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e o debate sobre o tema
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do jogo
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a habilidade de identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos na discussão das respostas e afirmações apresentadas pelos outros grupos

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos
  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo
  • Qualidade da discussão e do debate durante a apresentação das respostas e afirmações

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada da Europa em outras partes do mundo
  • Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a criação do jogo
  • Mediar a discussão e o debate durante a apresentação das respostas e afirmações

Ações do aluno

  • Pesquisar e debater sobre o tema escolhido
  • Criar perguntas e afirmações de qualidade sobre o tema
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e afirmações
  • Participar ativamente da discussão e do debate durante a apresentação das respostas e afirmações
  • Colaborar com os outros membros do grupo durante a criação do jogo.