Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante destacar que essa chegada não foi pacífica e trouxe consequências para as sociedades locais, como a exploração de recursos naturais e a escravização de povos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá estimular a pesquisa e a criatividade.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada da Europa em outras partes do mundo. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão escolher um tema relacionado à chegada da Europa em outras partes do mundo, como a exploração de recursos naturais, a escravização de povos, a colonização, entre outros.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema escolhido. As perguntas devem ser elaboradas de forma a estimular a pesquisa e o debate, enquanto as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas e servirão para testar o conhecimento dos outros grupos.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dará feedback sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e afirmações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir as respostas e debater sobre as perguntas e afirmações apresentadas pelos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e destacar a importância da gamificação como metodologia ativa para o ensino de História.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a pesquisa e o debate sobre o tema
- Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do jogo
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos
- Desenvolver a habilidade de identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações
- Estimular o pensamento crítico dos alunos na discussão das respostas e afirmações apresentadas pelos outros grupos
Critérios de avaliação
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos
- Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo
- Qualidade da discussão e do debate durante a apresentação das respostas e afirmações
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da chegada da Europa em outras partes do mundo
- Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula
- Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a criação do jogo
- Mediar a discussão e o debate durante a apresentação das respostas e afirmações
Ações do aluno
- Pesquisar e debater sobre o tema escolhido
- Criar perguntas e afirmações de qualidade sobre o tema
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e afirmações
- Participar ativamente da discussão e do debate durante a apresentação das respostas e afirmações
- Colaborar com os outros membros do grupo durante a criação do jogo.