Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante que os alunos compreendam que essa chegada não foi pacífica e que houve muitos conflitos e resistências por parte das populações locais. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos como a culinária, a música e a religião, mostrando como esses elementos foram influenciados pela chegada dos europeus. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de argumentação e análise crítica.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a chegada da Europa em outras partes do mundo. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtema relacionado ao assunto, como por exemplo, a chegada dos portugueses no Brasil, a colonização da América do Norte pelos ingleses, a exploração da África pelos europeus, entre outros. Cada grupo deverá pesquisar sobre o subtema e preparar argumentos para o debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater entre si, utilizando o modelo de debate crítico. Cada grupo terá um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. Os alunos deverão utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar a performance dos grupos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão se reunir em grupos maiores para discutir as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações. Você irá orientar a discussão e estimular a análise crítica.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforçar a importância de compreendermos as complexidades e interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Você irá conduzir uma discussão final sobre o tema e seus subtópicos. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Compreender as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica
  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados
  • Respeito às opiniões dos colegas

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada da Europa em outras partes do mundo
  • Orientar a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Estimular a análise crítica e a argumentação
  • Mediar o debate e a discussão em grupo
  • Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo
  • Preparar argumentos para o debate
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar a performance dos grupos
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para um ambiente de diálogo e aprendizado.