Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema muito importante para entendermos a história da humanidade. A partir das navegações, os europeus iniciaram um processo de expansão territorial e comercial que mudou completamente a forma como as sociedades se relacionavam. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa-múndi

    Nesta estação, os alunos deverão analisar um mapa-múndi e identificar as rotas de navegação dos europeus e as regiões que foram colonizadas. Em seguida, deverão discutir em grupo as consequências dessas navegações para as sociedades envolvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cartas de Navegação

    Nesta estação, os alunos deverão analisar cartas de navegação utilizadas pelos europeus durante as navegações. Em seguida, deverão discutir em grupo as informações contidas nas cartas e como elas foram importantes para as navegações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Trocas Culturais

    Nesta estação, os alunos deverão analisar as trocas culturais que ocorreram entre as sociedades envolvidas nas navegações. Em seguida, deverão discutir em grupo como essas trocas culturais influenciaram as sociedades envolvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a análise crítica dos alunos sobre as consequências das navegações para as sociedades envolvidas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Identificação correta das rotas de navegação dos europeus e das regiões colonizadas.
  • Análise crítica das informações contidas nas cartas de navegação.
  • Identificação correta das trocas culturais que ocorreram durante as navegações.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões a que chegaram em suas estações.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia Rotação por estações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçar os objetivos da atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Analisar um mapa-múndi e identificar as rotas de navegação dos europeus e as regiões que foram colonizadas.
  • Analisar cartas de navegação utilizadas pelos europeus durante as navegações.
  • Analisar as trocas culturais que ocorreram entre as sociedades envolvidas nas navegações.
  • Discutir em grupo as consequências das navegações para as sociedades envolvidas.
  • Apresentar as conclusões a que chegaram em suas estações.