Aula sobre A Chegada Da Europa Em Outras Partes Do Mundo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A chegada da Europa em outras partes do mundo é um tema importante para entendermos como se deu a expansão marítima europeia e como isso impactou as sociedades que já habitavam essas regiões. É importante destacar que essa chegada não foi pacífica e trouxe consequências para as sociedades locais, como a exploração de recursos naturais e a escravização de povos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre a chegada da Europa em outras partes do mundo. Em seguida, explicará a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a chegada da Europa em outras partes do mundo e suas consequências para as sociedades locais. Você poderá disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. O objetivo é que os alunos identifiquem as consequências positivas e negativas da chegada da Europa em outras partes do mundo e proponham soluções para minimizar os impactos negativos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e você fará uma discussão sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre a atividade e preencherão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre a aula e reforçará a importância de entendermos as consequências da chegada da Europa em outras partes do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs apresentado.
  • Reflexão sobre a atividade e preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Conduzir a discussão em grupo e fazer a avaliação da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a chegada da Europa em outras partes do mundo e suas consequências para as sociedades locais.
  • Discutir em grupo e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e fazer a reflexão sobre a atividade.