Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu esse processo de colonização e quais foram as consequências para as populações ameríndias que já habitavam o território. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em nossa língua e cultura, além de imagens e relatos de viajantes da época. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos desenvolverem a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a chegada dos portugueses no Brasil. Convide os alunos a compartilharem o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado à chegada dos portugueses no Brasil, como a relação com os povos indígenas, a exploração do pau-brasil, a criação das capitanias hereditárias, entre outros.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu subtema para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.Etapa 6 - Avaliação
Cada grupo deverá avaliar a apresentação dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa 4.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma breve discussão sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser aplicada em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a chegada dos portugueses no Brasil.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a chegada dos portugueses no Brasil.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar a pesquisa e a criação do template de avaliação por pares.
- Conduzir a apresentação e a avaliação por pares.
- Conduzir a discussão final.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um subtema relacionado à chegada dos portugueses no Brasil.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar o subtema para a turma.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Participar da discussão final.