Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu esse processo de colonização e quais foram as consequências para as populações ameríndias que já habitavam o território. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em nossa língua e cultura, além de imagens e relatos de viajantes da época. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos desenvolverem a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a chegada dos portugueses no Brasil. Convide os alunos a compartilharem o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado à chegada dos portugueses no Brasil, como a relação com os povos indígenas, a exploração do pau-brasil, a criação das capitanias hereditárias, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu subtema para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo deverá avaliar a apresentação dos outros grupos, utilizando o template criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma breve discussão sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a chegada dos portugueses no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada dos portugueses no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar a pesquisa e a criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a apresentação e a avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um subtema relacionado à chegada dos portugueses no Brasil.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o subtema para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão final.