Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É importante que os alunos compreendam como foi o processo de colonização e como isso impactou as populações indígenas que já habitavam o território. Para tornar a aula mais envolvente, o você pode utilizar exemplos práticos, como a presença de palavras indígenas em nosso vocabulário e a influência da cultura indígena em nossa culinária e costumes. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de análise e identificação de formas de resistência.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e contextualize a chegada dos portugueses no Brasil. Incentive o compartilhamento dos estudantes sobre o tema. É interessante anotar as falas que surgem em no quadro.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão formar grupos e discutir sobre os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias. Cada grupo deverá escolher um impacto para trabalhar. Alguns exemplos de impactos são: desestruturação social e cultural, exploração e escravidão, transmissão de epidemias e etc.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá conversar sobre o impacto escolhido e discutir as formas de resistência encontradas pelas populações indígenas. Circule pela aula, apoiando os estudantes em suas ideias. Cuidado para não dar respostas certas aos estudantes. Em vez disso, estimule a reflexão com perguntas.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar um cartaz ou infográfico que represente o impacto escolhido e as formas de resistência encontradas pelas populações indígenas. Para isso, disponibilize cartolinas e outros materiais disponíveis na escola.Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão apresentar seus cartazes ou infográficos para a turma e explicar o que foi representado. Incentive o surgimento de perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado. Se os estudantes não apresentarem comentários sobre o trabalho, experimente a expressão anônima por meio de textos em uma caixa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e identificação de formas de resistência.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade do cartaz ou infográfico produzido.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a chegada dos portugueses no Brasil.
- Orientar os alunos durante as discussões em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos durante as apresentações.
Ações do aluno
- Fazer anotações durante a apresentação do tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um cartaz ou infográfico que represente o impacto escolhido e as formas de resistência encontradas pelas populações indígenas.