Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu o processo de colonização e como isso impactou as populações ameríndias que já habitavam o território brasileiro. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o que o tema da aula será a chegada dos portugueses no Brasil. Faça uma breve explanação sobre o processo de colonização e a importância do tema para a história do Brasil. Deixe os estudantes falarem o que eles conhecem sobre o tema e também suas dúvidas sobre as questões. Não se preocupe em responder essas dúvidas, pois elas serão respondidas em pesquisas desenvolvidas pelos estudantes.Explique também como a aula funcionará.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos” para analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência. As respostas devem ser embasadas em pesquisas em diversas fontes.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas em cada campo e discutindo as diferentes formas de resistência encontradas pelos povos ameríndios.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as diferentes formas de resistência encontradas pelos povos ameríndios e como elas foram importantes para a preservação de suas culturas e tradições.Etapa 5 - Apresentação dos debates
Cada grupo apresentará suas conclusões sobre as diferentes formas de resistência encontradas pelos povos ameríndios e como elas foram importantes para a preservação de suas culturas e tradições.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, reforçando a importância de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
- Identificar as formas de resistência encontradas pelos povos ameríndios e como elas foram importantes para a preservação de suas culturas e tradições.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos grupos.
- Coerência e clareza das conclusões apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente dos debates em grupo.
- Apresentar conclusões claras e coerentes sobre as diferentes formas de resistência encontradas pelos povos ameríndios.