Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Apresente também a metodologia explicando como acontecerá a aula.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa:
Nesta estação, os alunos deverão analisar um mapa que mostra a distribuição das populações ameríndias no Brasil antes da chegada dos portugueses. Eles deverão identificar as principais etnias e suas características culturais e geográficas.
Estação 2 - Texto:
Nesta estação, os alunos deverão ler um texto que apresenta os principais impactos da conquista europeia para as populações ameríndias. Eles deverão identificar as principais mudanças culturais, sociais e econômicas que ocorreram após a chegada dos portugueses.
Estação 3 - Vídeo:
Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo que apresenta as principais formas de resistência das populações ameríndias contra a colonização portuguesa. Eles deverão identificar as estratégias utilizadas pelos indígenas para resistir à dominação europeia.
Estação 4 - Carta de Pero Vaz de Caminha:
Nesta estação os estudantes deverão realizar a leitura da carta de Pero Vaz de Caminha e responder a algumas questões conforme o texto.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a realização das estações, os alunos deverão se reunir em seus grupos para discutir as informações que coletaram e elaborar um resumo sobre o tema. Cada grupo deverá apresentar seu resumo para a turma.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçará os principais pontos abordados na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos impactos da conquista europeia no Brasil.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral dos alunos.
- Desenvolver habilidades de análise de fontes históricas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do resumo elaborado pelos grupos.
- Capacidade de análise crítica dos alunos em relação aos impactos da conquista europeia no Brasil.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos durante a realização das estações.
- Sintetizar as informações apresentadas pelos grupos e reforçar os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Analisar um mapa que mostra a distribuição das populações ameríndias no Brasil antes da chegada dos portugueses.
- Ler um texto que apresenta os principais impactos da conquista europeia para as populações ameríndias.
- Assistir a um vídeo que apresenta as principais formas de resistência das populações ameríndias contra a colonização portuguesa.
- Discutir as informações que coletaram e elaborar um resumo sobre o tema.
- Apresentar o resumo elaborado pelo grupo para a turma.