Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu esse processo de conquista e colonização, bem como os impactos que ele teve sobre as populações ameríndias. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações. Dividiremos a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em “Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.”

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Apresente também a metodologia explicando como acontecerá a aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Mapa:

    Nesta estação, os alunos deverão analisar um mapa que mostra a distribuição das populações ameríndias no Brasil antes da chegada dos portugueses. Eles deverão identificar as principais etnias e suas características culturais e geográficas.

    Estação 2 - Texto:

    Nesta estação, os alunos deverão ler um texto que apresenta os principais impactos da conquista europeia para as populações ameríndias. Eles deverão identificar as principais mudanças culturais, sociais e econômicas que ocorreram após a chegada dos portugueses.

    Estação 3 - Vídeo:

    Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo que apresenta as principais formas de resistência das populações ameríndias contra a colonização portuguesa. Eles deverão identificar as estratégias utilizadas pelos indígenas para resistir à dominação europeia.

    Estação 4 - Carta de Pero Vaz de Caminha:

    Nesta estação os estudantes deverão realizar a leitura da carta de Pero Vaz de Caminha e responder a algumas questões conforme o texto.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos deverão se reunir em seus grupos para discutir as informações que coletaram e elaborar um resumo sobre o tema. Cada grupo deverá apresentar seu resumo para a turma.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforçará os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos impactos da conquista europeia no Brasil.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de análise de fontes históricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do resumo elaborado pelos grupos.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos em relação aos impactos da conquista europeia no Brasil.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos durante a realização das estações.
  • Sintetizar as informações apresentadas pelos grupos e reforçar os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Analisar um mapa que mostra a distribuição das populações ameríndias no Brasil antes da chegada dos portugueses.
  • Ler um texto que apresenta os principais impactos da conquista europeia para as populações ameríndias.
  • Assistir a um vídeo que apresenta as principais formas de resistência das populações ameríndias contra a colonização portuguesa.
  • Discutir as informações que coletaram e elaborar um resumo sobre o tema.
  • Apresentar o resumo elaborado pelo grupo para a turma.