Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu o processo de colonização e como isso impactou as populações indígenas que já habitavam o território. Para tornar a aula mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em cidades e regiões do Brasil, além de imagens e vídeos que retratem a diversidade cultural do país. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Apresente o tema e contextualize a chegada dos portugueses no Brasil, destacando a diversidade cultural do país e a importância de compreender a história para valorizar a cultura brasileira.Etapa 2 - Estudo em casa
Entregue algum material de pesquisa para os estudantes estudarem em casa sobre as populações indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses. Esse material pode ser um texto, artigo, podcast, vídeo ou outros materiais. Incentive também a pesquisa em outras fontes confiáveis.Etapa 3 - Mapa mental
Em sala de aula e em grupos, os alunos devem criar um mapa mental sobre as principais características das populações indígenas pesquisadas, destacando suas culturas, costumes e tradições.Etapa 4 - Características da colonização
Apresente aos alunos as principais características da colonização portuguesa no Brasil, destacando os impactos para as populações indígenas e a resistência dos povos nativos.Etapa 5 - Template dos 3Qs
Em grupos, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom", que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação do template
Os alunos devem apresentar seus templates para a turma, destacando as principais informações aprendidas e as reflexões sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula sintetizando o conteúdo e fornecendo um feedback geral aos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação na discussão em sala de aula.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a chegada dos portugueses no Brasil.
- Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Estimular a criação do mapa mental e do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a discussão em sala de aula.
- Avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre as populações indígenas.
- Criar o mapa mental e o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar da discussão em sala de aula.
- Refletir criticamente sobre o tema.