Aula sobre A Chegada Dos Portugueses No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A chegada dos portugueses no Brasil é um tema muito importante para a história do nosso país. É fundamental que os alunos compreendam como se deu o processo de colonização e como isso impactou as populações indígenas que já habitavam o território. Para tornar a aula mais envolvente, é possível utilizar exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em cidades e regiões do Brasil, além de imagens e vídeos que retratem a diversidade cultural do país. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema e contextualize a chegada dos portugueses no Brasil, destacando a diversidade cultural do país e a importância de compreender a história para valorizar a cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Entregue algum material de pesquisa para os estudantes estudarem em casa sobre as populações indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses. Esse material pode ser um texto, artigo, podcast, vídeo ou outros materiais. Incentive também a pesquisa em outras fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Mapa mental

    Em sala de aula e em grupos, os alunos devem criar um mapa mental sobre as principais características das populações indígenas pesquisadas, destacando suas culturas, costumes e tradições.

  4. Etapa 4 - Características da colonização

    Apresente aos alunos as principais características da colonização portuguesa no Brasil, destacando os impactos para as populações indígenas e a resistência dos povos nativos.

  5. Etapa 5 - Template dos 3Qs

    Em grupos, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom", que pena", "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma, destacando as principais informações aprendidas e as reflexões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula sintetizando o conteúdo e fornecendo um feedback geral aos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação na discussão em sala de aula.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a chegada dos portugueses no Brasil.
  • Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Estimular a criação do mapa mental e do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a discussão em sala de aula.
  • Avaliar as atividades dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre as populações indígenas.
  • Criar o mapa mental e o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em sala de aula.
  • Refletir criticamente sobre o tema.