Aula sobre A Comedia No Teatro Grego

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a comédia no teatro grego e como ela se desenvolveu ao longo do tempo. A comédia grega era uma forma de entretenimento popular, que muitas vezes satirizava a sociedade e a política da época. Os alunos irão explorar como a comédia pode ser usada para criticar e questionar as normas sociais e políticas. Além disso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a comédia no teatro grego e como ela se desenvolveu ao longo do tempo. A comédia grega era uma forma de entretenimento popular, que muitas vezes satirizava a sociedade e a política da época. Os alunos irão explorar como a comédia pode ser usada para criticar e questionar as normas sociais e políticas. Além disso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema da comédia no teatro grego, apresentando exemplos de peças de teatro e explicando como a comédia era usada para criticar a sociedade e a política. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias ideias sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre diferentes peças de teatro grego e como elas abordavam a comédia. Eles deverão anotar as informações mais importantes e compartilhar com os outros grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e explicar como a comédia foi usada em diferentes peças de teatro grego. Os outros grupos irão avaliar a apresentação usando o modelo criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as diferentes abordagens da comédia no teatro grego e como elas podem ser aplicadas na sociedade atual. Eles também irão discutir como a avaliação por pares pode ser uma ferramenta útil para melhorar a qualidade das apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade resumindo os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar explorando o tema da comédia no teatro grego.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Promover a avaliação por pares como uma ferramenta útil para melhorar a qualidade das apresentações.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da comédia no teatro grego.
  • Dividir os alunos em grupos e incentivar a pesquisa em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.
  • Concluir a atividade resumindo os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes peças de teatro grego e como elas abordavam a comédia.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e explicar como a comédia foi usada em diferentes peças de teatro grego.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos usando o modelo criado na etapa anterior.
  • Discutir as diferentes abordagens da comédia no teatro grego e como elas podem ser aplicadas na sociedade atual.