Aula sobre A Comedia No Teatro Grego

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos alunos, mas é possível trazê-lo para o cotidiano deles. A comédia é um gênero cujo objetivo é fazer rir e criticar a sociedade, e pode ser encontrado em filmes, séries, programas de TV e até mesmo nas redes sociais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma fanzine sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. A fanzine é um formato de publicação independente, que permite aos alunos expressarem suas ideias e opiniões de forma criativa e autônoma.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos alunos, mas é possível trazê-lo para o cotidiano deles. A comédia é um gênero cujo objetivo é fazer rir e criticar a sociedade, e pode ser encontrado em filmes, séries, programas de TV e até mesmo nas redes sociais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma fanzine sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. A fanzine é um formato de publicação independente, que permite aos alunos expressarem suas ideias e opiniões de forma criativa e autônoma.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que é a comédia no teatro grego. Apresente também exemplos de comédias em diferentes mídias para contextualizar o tema.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação da fanzine.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o tema

    Os grupos deverão pesquisar sobre a comédia no teatro grego e seus principais elementos, como personagens, enredo e linguagem. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  5. Etapa 5 - Planejamento da fanzine

    Cada grupo deverá planejar a sua fanzine, definindo o conteúdo de cada uma das 8 partes do papel A4. Oriente os alunos sobre como organizar as informações e ideias de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Criação da fanzine

    Com o planejamento pronto, os grupos começarão a criar a fanzine. Disponibilize materiais como lápis de cor, canetas e tesouras para a criação das ilustrações e textos.

  7. Etapa 7 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo apresentará a sua fanzine para a turma, explicando o conteúdo de cada uma das partes e como foi o processo de criação. Estimule a participação da turma com perguntas e comentários.

  8. Etapa 8 - Reflexão sobre a atividade

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre o que aprenderam e como se sentiram durante o processo de criação da fanzine.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de uma publicação independente.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na organização das informações na fanzine.
  • Qualidade das ilustrações e textos produzidos.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Capacidade de reflexão sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na organização das informações e ideias na fanzine.
  • Disponibilizar materiais e recursos para a criação da fanzine.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da atividade.
  • Planejar e criar a fanzine em grupo.
  • Participar e colaborar no trabalho em grupo.
  • Refletir sobre o processo de criação da fanzine.