Aula sobre A Comedia No Teatro Grego

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A comédia no teatro grego é um tema muito interessante para ser trabalhado em sala. Ela é uma das formas mais antigas de comédia, criada pelos gregos antigos para entreter a população. A comédia grega era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e a sociedade em geral. Ela pode ser encontrada em diversas formas de entretenimento, como filmes, séries, teatro e até mesmo em memes na internet. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a comédia no teatro grego e como ela foi importante para a história do teatro. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A comédia no teatro grego é um tema muito interessante para ser trabalhado em sala. Ela é uma das formas mais antigas de comédia, criada pelos gregos antigos para entreter a população. A comédia grega era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e a sociedade em geral. Ela pode ser encontrada em diversas formas de entretenimento, como filmes, séries, teatro e até mesmo em memes na internet. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a comédia no teatro grego e como ela foi importante para a história do teatro. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que é a comédia no teatro grego e sua importância histórica. Os alunos farão o Check-in em seus modelos de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Contextualize o assunto, explicando como a comédia grega era usada para criticar a sociedade e a política da época. Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de comédias gregas, como "As Aves" de Aristófanes. Os alunos farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os exemplos apresentados e como eles se relacionam com a sociedade atual. Eles farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma cena de comédia grega, utilizando os elementos aprendidos na atividade. Eles farão anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Apresentação das cenas

    Os alunos irão apresentar suas cenas para a turma. Avalie a criatividade e a utilização dos elementos aprendidos na atividade.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando os principais pontos aprendidos. Os alunos farão o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar a comédia grega no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Utilização dos elementos aprendidos na atividade na criação da cena de comédia grega.
  • Criatividade na criação da cena.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da atividade.
  • Contextualizar o assunto.
  • Apresentar exemplos práticos.
  • Avaliar as cenas criadas pelos alunos.
  • Concluir a atividade.

Ações do aluno

  • Fazer o Check-in e Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Fazer anotações em seus modelos de registro de aprendizagem durante a atividade.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar uma cena de comédia grega.
  • Apresentar a cena criada para a turma.