Aula sobre A Comedia No Teatro Grego
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A comédia no teatro grego é um tema importante para ser abordado em aulas de Arte, pois permite aos alunos conhecerem um pouco mais sobre a história do teatro e a cultura da Grécia Antiga. A comédia grega era uma forma de crítica social, que utilizava o humor para satirizar costumes e comportamentos da época. É possível encontrar elementos da comédia grega em diversas formas de arte, como no cinema e na televisão. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e contextualização, além de aprimorar sua capacidade de apreciação estética.
Etapa 1 - Contextualização
A comédia no teatro grego é um tema importante para ser abordado em aulas de Arte, pois permite aos alunos conhecerem um pouco mais sobre a história do teatro e a cultura da Grécia Antiga. A comédia grega era uma forma de crítica social, que utilizava o humor para satirizar costumes e comportamentos da época. É possível encontrar elementos da comédia grega em diversas formas de arte, como no cinema e na televisão. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e contextualização, além de aprimorar sua capacidade de apreciação estética.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que é a comédia no teatro grego e sua importância histórica e cultural. Apresente também exemplos de comédias gregas, como "As Nuvens", de Aristófanes.Etapa 3 - Estudo de caso
Divida a turma em grupos e cada grupo deverá escolher uma comédia grega para analisar. Os alunos deverão identificar o problema apresentado na comédia e levantar dados sobre o contexto histórico e cultural em que a peça foi escrita.Etapa 4 - Análise do contexto
Os alunos deverão analisar o contexto histórico e cultural da comédia escolhida, identificando as causas do problema apresentado na peça e discutindo se é possível evitar a situação retratada.Etapa 5 - Comparação
Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando entender como a comédia grega refletia a sociedade da época.Etapa 6 - Soluções
Os alunos deverão propor soluções para o problema apresentado na comédia escolhida, discutindo o que poderia ser feito para evitar a situação retratada na peça.Etapa 7 - Criação de infográficos
Os alunos deverão criar um infográfico sobre a comédia grega escolhida, preenchendo as lacunas com informações sobre o contexto histórico e cultural, o problema apresentado na peça, a análise do contexto, a comparação de dados e as soluções propostas.Etapa 8 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas em cada lacuna e discutindo as soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e contextualização.
- Aprimorar a capacidade de apreciação estética.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas no infográfico.
- Coerência e consistência das soluções propostas.
- Criatividade e originalidade na apresentação do infográfico.
- Capacidade de análise crítica e contextualização.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na escolha da comédia grega a ser analisada.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a apresentação dos infográficos.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar pesquisa e análise crítica sobre a comédia grega escolhida.
- Propor soluções criativas e coerentes para o problema apresentado na peça.
- Criar um infográfico claro e bem estruturado.
- Apresentar o infográfico de forma clara e criativa para a turma.