Aula sobre A Comedia No Teatro Grego
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos estudantes, mas é importante para entendermos a evolução do teatro como arte e como forma de entretenimento. Na Grécia Antiga, a comédia era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e os costumes da época. Hoje, podemos encontrar elementos da comédia em diversos gêneros, como filmes, séries e programas de televisão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a comédia no teatro grego.
Etapa 1 - Contextualização
A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos estudantes, mas é importante para entendermos a evolução do teatro como arte e como forma de entretenimento. Na Grécia Antiga, a comédia era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e os costumes da época. Hoje, podemos encontrar elementos da comédia em diversos gêneros, como filmes, séries e programas de televisão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a comédia no teatro grego.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um texto sobre a comédia no teatro grego para leitura.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo terá 30 minutos para discutir o texto e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala e auxilie os grupos, tirando dúvidas e dando sugestões.Etapa 4 - Debate em sala
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação e será iniciado um debate em sala. Medie a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que as opiniões sejam respeitadas.Etapa 5 - Análise de exemplos
Apresente exemplos práticos de comédia no teatro grego, como a obra "As Nuvens", de Aristófanes. Os alunos serão convidados a analisar esses exemplos à luz dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão da atividade, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Estimular a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Promover a discussão crítica e o respeito às opiniões divergentes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em sala.
- Capacidade de análise crítica dos exemplos apresentados.
- Coerência e clareza na elaboração do modelo de avaliação.
Ações do professor
- Mediar a discussão em sala.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Auxiliar os grupos na elaboração do modelo de avaliação.
Ações do aluno
- Ler o texto sobre a comédia no teatro grego.
- Participar ativamente do debate em grupo e em sala.
- Analisar os exemplos apresentados à luz dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação.