Aula sobre A Comedia No Teatro Grego

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos estudantes, mas é importante para entendermos a evolução do teatro como arte e como forma de entretenimento. Na Grécia Antiga, a comédia era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e os costumes da época. Hoje, podemos encontrar elementos da comédia em diversos gêneros, como filmes, séries e programas de televisão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a comédia no teatro grego.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A comédia no teatro grego é um tema que pode parecer distante da realidade dos estudantes, mas é importante para entendermos a evolução do teatro como arte e como forma de entretenimento. Na Grécia Antiga, a comédia era uma forma de crítica social, que satirizava a política, a religião e os costumes da época. Hoje, podemos encontrar elementos da comédia em diversos gêneros, como filmes, séries e programas de televisão. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a comédia no teatro grego.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um texto sobre a comédia no teatro grego para leitura.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo terá 30 minutos para discutir o texto e criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala e auxilie os grupos, tirando dúvidas e dando sugestões.

  4. Etapa 4 - Debate em sala

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação e será iniciado um debate em sala. Medie a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que as opiniões sejam respeitadas.

  5. Etapa 5 - Análise de exemplos

    Apresente exemplos práticos de comédia no teatro grego, como a obra "As Nuvens", de Aristófanes. Os alunos serão convidados a analisar esses exemplos à luz dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da atividade, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Estimular a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Promover a discussão crítica e o respeito às opiniões divergentes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em sala.
  • Capacidade de análise crítica dos exemplos apresentados.
  • Coerência e clareza na elaboração do modelo de avaliação.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em sala.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os grupos na elaboração do modelo de avaliação.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre a comédia no teatro grego.
  • Participar ativamente do debate em grupo e em sala.
  • Analisar os exemplos apresentados à luz dos critérios estabelecidos no modelo de avaliação.