Aula sobre A Comedia No Teatro Grego
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Na Grécia Antiga, o teatro era uma forma de arte muito importante e popular. A comédia era um dos gêneros teatrais mais apreciados pelo público, pois trazia críticas sociais e políticas de forma bem-humorada. Nesta atividade, vamos explorar a comédia no teatro grego e entender como ela era representada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes para aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Etapa 1 - Contextualização
Na Grécia Antiga, o teatro era uma forma de arte muito importante e popular. A comédia era um dos gêneros teatrais mais apreciados pelo público, pois trazia críticas sociais e políticas de forma bem-humorada. Nesta atividade, vamos explorar a comédia no teatro grego e entender como ela era representada. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes para aprofundar o conhecimento sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a comédia no teatro grego, apresentando algumas características do gênero e sua importância na época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos que serão as estações.Etapa 3 - Estação 1 - Leitura e análise de trechos de comédias gregas
Os alunos da estação 1 receberão trechos de comédias gregas para ler e analisar. Eles deverão identificar as características do gênero, como o uso de sátira e ironia, e relacioná-las com o contexto histórico e social da época.Etapa 4 - Estação 2 - Criação de uma cena cômica
Os alunos da estação 2 deverão criar uma cena cômica que represente uma crítica social ou política atual, utilizando as características da comédia grega. Eles poderão utilizar elementos como figurino, maquiagem e adereços para tornar a cena mais interessante.Etapa 5 - Estação 3 - Montagem de um teatro de sombras
Os alunos da estação 3 irão montar um teatro de sombras para representar uma cena cômica. Eles deverão criar os personagens e cenários utilizando papel, tesoura e cola, e utilizar uma fonte de luz para projetar as sombras na parede.Etapa 6 - Apresentação das atividades
Cada grupo irá apresentar suas atividades para a turma, explicando o que foi feito e como foi feito. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as atividades realizadas e o que aprenderam sobre a comédia no teatro grego. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a sociedade e a política, utilizando a comédia como ferramenta.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das características da comédia no teatro grego.
- Habilidade em relacionar o gênero com o contexto histórico e social da época.
- Criatividade na criação da cena cômica.
- Habilidade na montagem do teatro de sombras.
Ações do professor
- Mediar as discussões e estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Incentivar a participação ativa de todos os alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
- Dar feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar e identificar as características da comédia no teatro grego.
- Relacionar o gênero com o contexto histórico e social da época.
- Criar uma cena cômica utilizando as características da comédia grega.
- Montar um teatro de sombras para representar uma cena cômica.