A Companhia de Jesus a conversão indígena

Já ouviu falar da Companhia de Jesus? Nessa aula de História, vamos estudar um pouco sobre essa instituição da Igreja católica que atuou no Brasil colonial! Vamos lá? 👩‍🎓📚👨‍🎓


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “Fundada em 1534 como uma das respostas da Igreja ao movimento da Reforma Protestante, tinha o objetivo de catequizar povos e nações. Seus membros foram os responsáveis pela catequização de diversos povos indígenas do Brasil.” De qual organização o texto está falando?

    A) Companhia das Índias.

    B) Companhia de Jesus.

    C) Luteranismo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1534 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas ao cristianismo. Nesta aula, vamos explorar como a Companhia de Jesus atuou na conversão indígena e como isso impactou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1534 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a atuação da Companhia de Jesus na conversão indígena e como isso afetou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1540 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas. Nesta aula, vamos estudar como a Companhia de Jesus atuou na conversão indígena e como isso afetou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos trabalhar sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena. A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada no século XVI, que teve grande influência na colonização do Brasil. Eles tinham como objetivo converter os povos indígenas ao cristianismo e, para isso, utilizavam diversas estratégias. Vamos entender como isso aconteceu e como essa conversão afetou a cultura e a vida dos povos indígenas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos trabalhar sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena. A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada no século XVI, que teve grande influência na colonização do Brasil. A conversão indígena foi um processo que ocorreu durante a colonização, em que os jesuítas tentavam converter os índios ao cristianismo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas."
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Nesta aula, vamos abordar o tema "A Companhia de Jesus e a conversão indígena". Vamos entender como a chegada dos jesuítas ao Brasil impactou a cultura e a religião dos povos indígenas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a religião católica é presente em nossa sociedade, como em feriados religiosos, igrejas e tradições. Também podemos falar sobre a diversidade cultural do Brasil e como a chegada dos europeus impactou a cultura dos povos indígenas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: