Aula sobre A Companhia De Jesus A Conversao Indigena

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1540 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas. Nesta aula, vamos estudar como a Companhia de Jesus atuou na conversão indígena e como isso afetou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis e anotar as principais informações em um documento compartilhado com o grupo. Auxilie os alunos nas pesquisas, selecionando e disponibilizando materiais de apoio.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu subtópico e responder às perguntas dos colegas. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por pares. Recolha os templates e utilize as notas para a avaliação final.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Reforce a importância da compreensão do ponto de vista dos indígenas para a compreensão da história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa.
  • Coletar os templates de avaliação por pares e utilizar as notas para a avaliação final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o subtópico e avaliar o desempenho dos colegas.