Aula sobre A Companhia De Jesus A Conversao Indigena
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1540 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas. Nesta aula, vamos estudar como a Companhia de Jesus atuou na conversão indígena e como isso afetou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis e anotar as principais informações em um documento compartilhado com o grupo. Auxilie os alunos nas pesquisas, selecionando e disponibilizando materiais de apoio.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu subtópico e responder às perguntas dos colegas. Durante as apresentações, os alunos devem preencher o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos devem avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por pares. Recolha os templates e utilize as notas para a avaliação final.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Reforce a importância da compreensão do ponto de vista dos indígenas para a compreensão da história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para pesquisa.
- Coletar os templates de avaliação por pares e utilizar as notas para a avaliação final.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico atribuído.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar o subtópico e avaliar o desempenho dos colegas.