Aula sobre A Companhia De Jesus A Conversao Indigena
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada em 1534 por Inácio de Loyola, com o objetivo de propagar a fé católica pelo mundo. No Brasil, a Companhia de Jesus teve um papel importante na colonização, principalmente na conversão dos povos indígenas ao cristianismo. Nesta aula, vamos explorar como a Companhia de Jesus atuou na conversão indígena e como isso impactou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça a introdução do tema da aula e explique a importância da Companhia de Jesus na colonização do Brasil. Em seguida, apresente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Oriente os grupos e estimule a discussão, faça perguntas que os façam refletir quais os pontos comuns e diferentes dos mapas.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar as informações coletadas no mapa de empatia e discutir como a conversão indígena afetou a cultura e a religiosidade dos povos nativos. Estimule a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre o tema. Os alunos deverão expor suas opiniões e argumentos sobre a conversão indígena e suas consequências.Etapa 6 - Atividade individual
Os alunos irão realizar uma atividade individual na qual deverão caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e reforçando a importância da compreensão do ponto de vista dos indígenas para a compreensão da história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
- Estimular a empatia e a compreensão do ponto de vista dos indígenas.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre a colonização do Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia criado.
- Coerência e clareza na apresentação das informações coletadas.
- Qualidade da atividade individual realizada.
- Participação ativa no debate em sala de aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação de todos os alunos nas atividades em grupo.
- Promover o debate em sala de aula e estimular a reflexão crítica.
- Fazer uma síntese do que foi discutido ao final da aula.
- Tirar dúvidas e orientar os alunos durante toda a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar um mapa de empatia com qualidade.
- Apresentar as informações coletadas de forma clara e coerente.
- Realizar a atividade individual com qualidade.
- Participar ativamente do debate em sala de aula.