Aula sobre A Companhia De Jesus A Conversao Indigena

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena. A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada no século XVI, que teve grande influência na colonização do Brasil. Eles tinham como objetivo converter os povos indígenas ao cristianismo e, para isso, utilizavam diversas estratégias. Vamos entender como isso aconteceu e como essa conversão afetou a cultura e a vida dos povos indígenas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da Companhia de Jesus na colonização do Brasil. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de textos

    Os alunos irão ler e interpretar textos sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena. Em seguida, irão responder a questões sobre o conteúdo lido.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre a influência da Companhia de Jesus na cultura e na vida dos povos indígenas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena, utilizando as informações obtidas nas estações anteriores.

  5. Etapa 5 - Socialização das produções

    Os alunos irão socializar suas produções com a turma. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular o debate em grupo e a troca de ideias.
  • Desenvolver a habilidade de produção de texto.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover a aprendizagem colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo trabalhado.
  • Coerência e clareza na produção de texto.
  • Argumentação consistente no debate em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da Companhia de Jesus na colonização do Brasil.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir as atividades propostas e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas pelos alunos.
  • Conduzir uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar textos sobre o tema.
  • Participar do debate em grupo e apresentar suas conclusões.
  • Produzir um texto sobre o tema.
  • Socializar suas produções com a turma.
  • Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.