Aula sobre A Companhia De Jesus A Conversao Indigena
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena. A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada no século XVI, que teve grande influência na colonização do Brasil. A conversão indígena foi um processo que ocorreu durante a colonização, em que os jesuítas tentavam converter os índios ao cristianismo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da Companhia de Jesus e a conversão indígena na história do Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de história. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão compartilhar suas opiniões e debater sobre as consequências da conversão indígena para a cultura e a história do Brasil.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e opiniões sobre o tema. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce a importância da Companhia de Jesus e a conversão indígena na história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações históricas.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões do grupo.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da Companhia de Jesus e a conversão indígena na história do Brasil.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações históricas sobre a Companhia de Jesus e a conversão indígena.
- Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.