Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Esse movimento foi liderado por pessoas de diferentes classes sociais, como artesãos, militares e intelectuais, e foi influenciado pelas ideias iluministas que estavam em voga na Europa na época. A Conjuração Baiana é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América Portuguesa, pois mostra a existência de movimentos de resistência e luta pela independência antes mesmo da chegada da família real portuguesa ao país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Conjuração Baiana e seus ideais, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o contexto histórico da Conjuração Baiana, explicando as influências iluministas e as motivações dos líderes do movimento. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão fazer um brainstorming sobre os ideais da Conjuração Baiana, levantando hipóteses sobre quais mudanças os principais personagens históricos desse episódio queriam conquistar. Cada grupo deverá escolher um líder do movimento para representar e defender suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar suas ideias e debater entre si, buscando chegar a um consenso sobre os ideais da Conjuração Baiana. Medie o debate e incentivar a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com os ideais definidos, os grupos deverão criar um protótipo de como seria a Bahia e o Brasil caso a Conjuração Baiana tivesse sido bem-sucedida. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor e tesoura para criar um modelo visual. Ou poderão escrever um texto sobre as diferenças que existiriam, argumentando os motivos de imaginarem essa realidade.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação e desemprenho dos alunos na participação das atividades. Dê o feedback pontuando os pontos fortes e sugerindo melhorias possíveis.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula incentivando que os alunos continuem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade dos protótipos criados pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em explicar as ideias e conceitos relacionados à Conjuração Baiana.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o contexto histórico da Conjuração Baiana de forma clara e objetiva.
  • Mediar os debates entre os grupos e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir com ideias e opiniões durante os debates em grupo.
  • Criar um protótipo criativo e original que represente os ideais da Conjuração Baiana.
  • Explicar de forma clara e objetiva as ideias e conceitos relacionados à Conjuração Baiana.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante as atividades em grupo.