Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Os ideais defendidos pelos conjurados eram a liberdade, a igualdade e a fraternidade, inspirados pela Revolução Francesa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os ideais da Conjuração Baiana e como eles se relacionam com a história do Brasil e do mundo. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos, permitindo que eles se coloquem no lugar dos personagens históricos e compreendam melhor suas motivações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a importância da Conjuração Baiana para a história do Brasil. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre os principais personagens históricos que participaram e lideraram a Conjuração Baiana. Eles deverão anotar as principais informações e motivações que levaram os personagens a se organizarem neste movimento social e político. Disponibilize materiais digitais ou analógicos para os alunos consultarem.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre os personagens históricos da Conjuração Baiana, como João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam melhor as motivações dos personagens e se coloquem no lugar deles.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Análise dos ideais da Conjuração Baiana

    Apresente os ideais defendidos pela Conjuração Baiana e como eles se relacionam com a história do Brasil e do mundo. Os alunos serão convidados a analisar esses ideais e a discutir sua importância para a sociedade atual.

  6. Etapa 6 - Criação de um manifesto

    Os alunos irão criar um manifesto inspirado nos ideais da Conjuração Baiana. Eles deverão apresentar propostas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos manifestos

    Cada grupo irá apresentar seu manifesto para a turma. Estimule a discussão e o debate sobre as propostas apresentadas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da Conjuração Baiana e dos ideais defendidos pelos conjurados. Incentive os alunos a compartilhar suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos.
  • Promover o debate e o diálogo sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos ideais da Conjuração Baiana e sua importância para a história do Brasil.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fomentar o debate e o diálogo sobre os ideais da Conjuração Baiana e sua importância para a sociedade atual.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compreender os ideais da Conjuração Baiana e sua importância para a história do Brasil.
  • Analisar criticamente a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.