Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Esse movimento foi liderado por pessoas de diferentes classes sociais, como artesãos, soldados, padres e intelectuais, e foi influenciado pelas ideias iluministas que estavam em voga na Europa na época. A aula sobre a Conjuração Baiana e seus ideais será trabalhada com a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Em seguida, os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre a Conjuração Baiana?"

  2. Etapa 2 - Leitura e análise de documentos

    Entregue aos alunos um conjunto de documentos relacionados à Conjuração Baiana, como cartas, panfletos e jornais da época. Em grupos, eles farão a leitura e análise desses documentos, identificando as ideias e os ideais defendidos pelos conjurados. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Quais foram as principais ideias e ideais defendidos pelos conjurados?"

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para debater as ideias e os ideais defendidos pelos conjurados, buscando identificar as semelhanças e diferenças com outros movimentos históricos. Cada grupo fará uma apresentação para a turma, que fará perguntas e comentários. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Quais foram as semelhanças e diferenças entre a Conjuração Baiana e outros movimentos históricos?"

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um texto individual sobre a Conjuração Baiana, utilizando as informações e reflexões obtidas nas etapas anteriores. Forneça um roteiro para a produção do texto, que deverá conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre a Conjuração Baiana?"

  5. Etapa 5 - Socialização dos textos

    Os alunos socializarão seus textos com a turma, que fará perguntas e comentários. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você achou da atividade?"

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema. Os alunos farão um último Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu de novo sobre a Conjuração Baiana?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de documentos históricos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade da produção textual.
  • Capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
  • Reflexão crítica sobre a história do Brasil.
  • Registro adequado das aprendizagens no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com a história do Brasil.
  • Fornecer os documentos para análise e interpretação.
  • Orientar a produção textual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
  • Acompanhar e avaliar as atividades dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades em grupo.
  • Analisar e interpretar os documentos históricos.
  • Produzir um texto sobre a Conjuração Baiana.
  • Refletir criticamente sobre a história do Brasil.
  • Registrar as aprendizagens no template de registro de aprendizagem.