Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Esse movimento foi liderado por pessoas de diferentes classes sociais, como artesãos, soldados, padres e intelectuais, e foi influenciado pelas ideias iluministas que estavam em voga na Europa na época. A aula sobre a Conjuração Baiana e seus ideais será trabalhada com a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Em seguida, os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre a Conjuração Baiana?"Etapa 2 - Leitura e análise de documentos
Entregue aos alunos um conjunto de documentos relacionados à Conjuração Baiana, como cartas, panfletos e jornais da época. Em grupos, eles farão a leitura e análise desses documentos, identificando as ideias e os ideais defendidos pelos conjurados. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Quais foram as principais ideias e ideais defendidos pelos conjurados?"Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para debater as ideias e os ideais defendidos pelos conjurados, buscando identificar as semelhanças e diferenças com outros movimentos históricos. Cada grupo fará uma apresentação para a turma, que fará perguntas e comentários. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Quais foram as semelhanças e diferenças entre a Conjuração Baiana e outros movimentos históricos?"Etapa 4 - Produção de texto
Os alunos produzirão um texto individual sobre a Conjuração Baiana, utilizando as informações e reflexões obtidas nas etapas anteriores. Forneça um roteiro para a produção do texto, que deverá conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre a Conjuração Baiana?"Etapa 5 - Socialização dos textos
Os alunos socializarão seus textos com a turma, que fará perguntas e comentários. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você achou da atividade?"Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema. Os alunos farão um último Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu de novo sobre a Conjuração Baiana?"
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de documentos históricos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de produção textual.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
- Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade da produção textual.
- Capacidade de análise e interpretação de documentos históricos.
- Reflexão crítica sobre a história do Brasil.
- Registro adequado das aprendizagens no template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com a história do Brasil.
- Fornecer os documentos para análise e interpretação.
- Orientar a produção textual.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história do Brasil.
- Acompanhar e avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Participar das atividades em grupo.
- Analisar e interpretar os documentos históricos.
- Produzir um texto sobre a Conjuração Baiana.
- Refletir criticamente sobre a história do Brasil.
- Registrar as aprendizagens no template de registro de aprendizagem.