Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Os ideais defendidos pelos conjurados eram a liberdade, a igualdade e a fraternidade, inspirados na Revolução Francesa. É importante contextualizar o momento histórico em que ocorreu a Conjuração Baiana, destacando a influência das ideias iluministas e a situação política e social da época. Para tornar o tema mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos atuais de lutas por liberdade e igualdade, como movimentos sociais e manifestações populares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Conjuração Baiana, destacando os ideais defendidos pelos conjurados e a situação política e social da época. Em seguida, deve explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio para a atividade.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo deve se reunir para preparar seus argumentos e pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, por exemplo, a influência dos ideais iluministas no movimento e os principais problemas que o motivaram. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor da Conjuração Baiana e seus ideais, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve se preparar para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e debater entre si, com a mediação da banca julgadora. Os observadores devem acompanhar o debate e anotar pontos positivos e negativos de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora deve se reunir para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e decidir qual foi o grupo vencedor do debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e destaque a importância do debate e da argumentação na construção do conhecimento histórico.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a produção de um texto sobre a Conjuração Baiana e seus ideais, utilizando os argumentos apresentados durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Contextualizar o tema da aula e relacioná-lo com a atualidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação na reflexão final.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Fazer a reflexão final sobre a atividade.
  • Propor uma tarefa de casa (opcional).

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e preparar argumentos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Anotar pontos positivos e negativos dos grupos durante o debate.
  • Participar da reflexão final