Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Esse movimento foi liderado por intelectuais e comerciantes negros e mulatos, que se inspiraram nas ideias iluministas e na Revolução Francesa. A Conjuração Baiana é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a luta pela independência. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema, para desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a Conjuração Baiana, explicando o contexto histórico e os ideais do movimento. É importante relembrar o processo de mudanças que o Brasil passava e suas consequências para a cidade de Salvador e as influências recebidas de contexto internacional a través dos ideais iluministas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes de 4 a 6 pessoas. Explique como funcionará as estações, que cada grupo será uma.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Contexto Histórico

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar o contexto histórico da Conjuração Baiana, explicando as condições sociais, políticas e econômicas que levaram ao movimento. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.

    Estação 2 - Ideais do Movimento

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar os ideais da Conjuração Baiana, explicando as principais propostas do movimento, como a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.

    Estação 3 - Lideranças do Movimento

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar as lideranças da Conjuração Baiana, explicando quem eram os principais líderes do movimento e qual foi o papel de cada um deles na organização e execução do movimento. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das estações, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as informações apresentadas e fazer conexões entre elas. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a Conjuração Baiana, destacando a importância do movimento para a história do Brasil e para a luta pela independência. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de fazer conexões entre as informações apresentadas.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o contexto histórico.
  • Utilização adequada de recursos como textos, imagens e vídeos.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e a apresentação das informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Orientar a utilização adequada de recursos como textos, imagens e vídeos.
  • Fazer uma avaliação formativa durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer conexões entre as informações apresentadas.
  • Utilizar adequadamente recursos como textos, imagens e vídeos.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.