Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a Conjuração Baiana, explicando o contexto histórico e os ideais do movimento. É importante relembrar o processo de mudanças que o Brasil passava e suas consequências para a cidade de Salvador e as influências recebidas de contexto internacional a través dos ideais iluministas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes de 4 a 6 pessoas. Explique como funcionará as estações, que cada grupo será uma.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Contexto HistóricoNesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar o contexto histórico da Conjuração Baiana, explicando as condições sociais, políticas e econômicas que levaram ao movimento. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.
Estação 2 - Ideais do Movimento
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar os ideais da Conjuração Baiana, explicando as principais propostas do movimento, como a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.
Estação 3 - Lideranças do Movimento
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar e apresentar as lideranças da Conjuração Baiana, explicando quem eram os principais líderes do movimento e qual foi o papel de cada um deles na organização e execução do movimento. Os alunos poderão utilizar recursos como textos, imagens e vídeos para apresentar suas pesquisas.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a apresentação das estações, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as informações apresentadas e fazer conexões entre elas. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a Conjuração Baiana, destacando a importância do movimento para a história do Brasil e para a luta pela independência. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas."
- Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação das informações.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de fazer conexões entre as informações apresentadas.
- Coerência entre as informações apresentadas e o contexto histórico.
- Utilização adequada de recursos como textos, imagens e vídeos.
Ações do professor
- Orientar a pesquisa e a apresentação das informações.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Orientar a utilização adequada de recursos como textos, imagens e vídeos.
- Fazer uma avaliação formativa durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar e apresentar informações de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer conexões entre as informações apresentadas.
- Utilizar adequadamente recursos como textos, imagens e vídeos.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.