Aula sobre A Conjuracao Baiana E Seus Ideais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Conjuração Baiana foi um movimento ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a implantação de uma república democrática. Esse movimento foi liderado por intelectuais e comerciantes negros e mulatos, que se inspiraram nas ideias iluministas e na Revolução Francesa. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o contexto histórico da Conjuração Baiana, explicando as ideias iluministas e a Revolução Francesa. Os alunos devem pesquisar sobre o assunto e criar um resumo para apresentar na próxima aula.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Selecione e disponibilize um vídeo sobre as influências que os ideais iluministas tiveram na Conjuração Baiana. Em seguida, explique suas ideias e ideais de mudanças para o contexto brasileiro, é importante evidenciar quais eram os líderes, os descontentamentos e o contexto da época.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as consequências da Conjuração Baiana e criar um resumo que deverão apresentar depois. Oriente a importância dos alunos explicarem como ela influenciou outros movimentos de independência no Brasil.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar suas pesquisas e discutirem sobre as ideias apresentadas. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da Conjuração Baiana e dos ideais defendidos pelos conjurados. Incentive os alunos a compartilhar suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade dos resumos apresentados pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo.
  • Apresentar os conteúdos de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o assunto.
  • Apresentar resumos e discutir em grupo as ideias apresentadas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.