Aula sobre A Constituicao De 1988 E A Cidadania

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Constituição de 1988 é um marco na história do Brasil, pois foi a primeira Constituição democrática após o período da ditadura militar. Ela trouxe importantes avanços para a cidadania, como a garantia dos direitos fundamentais, a criação do SUS e a proteção do meio ambiente. Nesta atividade, os alunos irão criar um diário de bordo, onde irão explorar os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para entender como a Constituição de 1988 impacta a cidadania no Brasil.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema “a constituição de 1988 e a cidadania” e proponha uma discussão em grupo sobre os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira. Os alunos deverão anotar as principais ideias em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um subtema relacionado à Constituição de 1988, como, por exemplo, educação, saúde, segurança, direitos trabalhistas, direitos sociais, entre outros. Disponibilize trechos da Constituição que estejam relacionados aos subtemas de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos deverão pesquisar e elaborar uma lista das soluções encontradas na Constituição para os problemas identificados na etapa anterior, relacionados ao subtema de cada grupo. Oriente os alunos a fazerem uma pesquisa variada, utilizando fontes como livros, internet, vídeos, entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo, onde serão registrados o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução elaborada com base na Constituição.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar para a turma seu diário de bordo, que contém o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução elaborada de acordo com a Constituição de 1988. Os alunos devem explicar de forma clara e objetiva os pontos principais de sua pesquisa e ilustrações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, proponha uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas na sociedade atual. Encoraje os alunos a pensar criticamente sobre as soluções e a levantar possíveis limitações e desafios na implementação delas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante toda a atividade, levando em consideração os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas sociais;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de anotar ideias importantes.
  • Desenvolver a habilidade de gerar alternativas para solucionar problemas, por meio da análise de documentos;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Anotações claras e objetivas no caderno;
  • Identificação correta dos principais problemas sociais.
  • Análise adequada da constituição de 1988.

Ações do professor

  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na elaboração da lista de alternativas;
  • Orientar os alunos na identificação das possíveis aplicações das soluções na sociedade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Análises baseadas na Constituição de 1988;
  • Identificar alternativas viáveis para solucionar o problema escolhido;
  • Registrar corretamente o problema, alternativas e solução no diário de bordo;
  • Explicar corretamente o problema, alternativas e solução;