Aula sobre A Constituicao De 1988 E A Cidadania

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Constituição de 1988 é um marco na história do Brasil, pois foi a primeira a ser promulgada após o período da ditadura militar. Ela trouxe importantes avanços para a cidadania, como a garantia dos direitos fundamentais, a criação do SUS e a proteção do meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Constituição de 1988 e sua importância para a cidadania.

Também vão compreender a importância da Constituição de 1988 para a cidadania e criar um jogo de tabuleiro para fixar o conteúdo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da Constituição de 1988 para a cidadania. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Cada grupo irá discutir e anotar ideias sobre o que poderia ser incluído no jogo de tabuleiro sobre a Constituição de 1988.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada grupo irá definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo, as ações e as perguntas.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo irá criar o tabuleiro com 51 casas, incluindo as ações e as perguntas.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações para o jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo com os colegas e fazer ajustes, se necessário.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a criatividade e a compreensão do conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Compreender a importância da Constituição de 1988 para a cidadania.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Compreensão do conteúdo sobre a Constituição de 1988.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Avaliar a compreensão do conteúdo e a criatividade na criação do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.