Aula sobre A Constituicao De 1988 E A Cidadania
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Vídeo:
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a Constituição de 1988 e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo em um aparelho de televisão ou em um computador.
Estação 2 - Leitura da Constituição:
Os alunos irão ler um trecho da Constituição de 1988 e identificar os principais direitos e garantias fundamentais previstos no texto. Disponibilize o trecho da Constituição em cópias impressas.
Estação 3 - Pesquisa:
Os alunos terão que pesquisar sobre os principais autores e influências que contribuíram para a elaboração da Constituição de 1988. Eles podem compartilhar suas descobertas com os colegas nas outras estações.
Etapa 3 - Avaliação da atividade
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ofereça os materiais necessários para a criação do template.Etapa 4 - Socialização
Os grupos irão apresentar suas análises e discussões para a turma, utilizando o template criado na estação 4 como ferramenta de avaliação. Medie a discussão e fazer intervenções quando necessário.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e avaliação crítica dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das análises e discussões realizadas pelos grupos.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.
Ações do professor
- Mediar as discussões e intervenções quando necessário.
- Disponibilizar os materiais necessários para as atividades.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar análises e discussões de forma crítica e reflexiva.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.