Aula sobre A Constituicao De 1988 E A Cidadania

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Constituição de 1988 é um marco na história do Brasil, pois foi a primeira Constituição democrática após o período da ditadura militar. Ela trouxe importantes avanços para a cidadania, como a garantia dos direitos fundamentais, a liberdade de expressão, a igualdade perante a lei e a participação popular na política. Nesta aula, serão explorados os principais aspectos da Constituição de 1988 e como ela contribuiu para a construção da cidadania no Brasil. E o objetivo será desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e avaliar a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Vídeo:

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a Constituição de 1988 e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo em um aparelho de televisão ou em um computador.

    Estação 2 - Leitura da Constituição:

    Os alunos irão ler um trecho da Constituição de 1988 e identificar os principais direitos e garantias fundamentais previstos no texto. Disponibilize o trecho da Constituição em cópias impressas.

    Estação 3 - Pesquisa:

    Os alunos terão que pesquisar sobre os principais autores e influências que contribuíram para a elaboração da Constituição de 1988. Eles podem compartilhar suas descobertas com os colegas nas outras estações.


  3. Etapa 3 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ofereça os materiais necessários para a criação do template.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Os grupos irão apresentar suas análises e discussões para a turma, utilizando o template criado na estação 4 como ferramenta de avaliação. Medie a discussão e fazer intervenções quando necessário.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e avaliação crítica dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Constituição de 1988 para a cidadania brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das análises e discussões realizadas pelos grupos.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Ações do professor

  • Mediar as discussões e intervenções quando necessário.
  • Disponibilizar os materiais necessários para as atividades.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar análises e discussões de forma crítica e reflexiva.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.