A Controversa Teoria de Niède Guidon
Em atividades anteriores de História você conheceu um pouco sobre o trabalho da grande arqueóloga brasileira Niède Guidon, não é mesmo? Agora vamos conhecer qual é a sua teoria e por qual motivo ela é tão discutida. Pega o caderno e caneta, e vamos lá!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A) Não depende da ação humana. Ele pode ser percebido pelo envelhecimento das pessoas, pelo crescimento de uma árvore etc.
B) É um tempo cultural, ou seja, é uma criação do ser humano. Ele é medido e contado por calendários, por exemplo.
C) Possui diferentes durações. É visto através de continuidades e transformações que ocorrem nas sociedades.
Atividade completaA)
Seu trabalho defende que o ser humano teria chegado à América há cerca de 15 mil anos, de acordo com os artefatos encontrados por ela.B) O que Niède e sua equipe consideram como artefatos (produtos do trabalho humano), outros pesquisadores entendem por geofatos (produtos de forças naturais), mas pesquisas mostraram que os artefatos achados realmente foram feitos por humanos. C) Niède não conseguiu provar sua teoria, ao contrário de outras teorias que têm indícios de que sejam mais verdadeiras.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano para que possam compreender melhor a história do continente. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.Atividade completaEnsino Híbrido
4. Sala de Aula Invertida:
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e é muito importante para a compreensão da história do continente. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.Atividade completaSala de aula invertida
5. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano para que possam compreender melhor a história do continente. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual eles criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.Atividade completaAprendizagem Baseada em Projetos
6. Rotação por estações:
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e suas teorias. É um assunto que pode ser encontrado em diversas áreas, como na arqueologia, antropologia e história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.Atividade completaRotação por estações
7. Estudo de Caso:
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e como elas foram desenvolvidas. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para apresentar. Eles deverão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar um infográfico para disseminar a informação.Atividade completaEstudo de Caso
8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e saibam avaliar criticamente cada uma delas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaModelo de Debate Crítico (MDC)
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: