Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano para que possam compreender melhor a história do continente. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual eles criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância de conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre uma das teorias sobre a origem do homem americano e preparar uma apresentação para os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua teoria para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deverá avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template criado.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em relação ao desempenho dos demais grupos. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de trabalhos em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma das teorias sobre a origem do homem americano.
  • Preparar uma apresentação para os demais grupos.
  • Criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação.
  • Avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template criado.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em relação ao desempenho dos demais grupos.